Em seu depoimento, Maristela narra sua incrível trajetória de vida desde a convivência com os avós paternos no interior de São Paulo e o espanto com a separação deles, a alegria das brincadeiras de infância na casa dos pais, as viagens à casa dos tios no Paraná, o primeiro emprego e a faculdade na USP onde conheceu seu marido Alexandre (in memoriam) e suas viagens ao exterior. Ela fala sobre a experiência contínua de participação nas atividades das unidades do Sesc/SP e o desafio em lidar com as perdas sucessivas que ocorreram em sua vida (pai, irmã e marido) e como é o desafio de seguir em frente apesar de tudo. Com grande alegria fala do amor e carinho pelos filhos Amanda e Daniel e os planos para o futuro.