Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Museu da Pessoa, 14 de agosto de 2012

De cabeça erguida

Esta história contém:

De cabeça erguida

Eu nasci em casa. Minha mãe disse que estava conversando e sentiu uma dor, as contrações. E chamou a madrinha, que era parteira. E aí, de repente, assim, eu nasci.

Minha mãe trabalhava de doméstica. Meu pai trabalhava, mas tinha nós dentro de casa. Ao total quatro, comigo. O único que ajudava a minha mãe era eu, com lavagem de roupa. Aí lá na cidade tem uma igreja que dava pão. Aí eu ia buscar com meu pai, com minha mãe, pra ajudar dentro de casa.

A vida da gente era boa antigamente, o meu pai trabalhava, a gente já tinha o certo, depois que ele ficou desempregado, que ele ficou doente, aí teve AVC (acidente vascular cerebral), aí ficou meio complicado e eu fui ajudar também. Meus irmãos eram menores, mas só que eles tinham vergonha de ir na igreja pegar o pão. Aí quem ajudava minha mãe era eu.

Aí quando chegava, eu ia pra casa dos outros, trabalhar mais a minha mãe pra poder pegar um trocado, que era diarista, né, doméstica, lavava roupa de ganho, tudinho, aí a gente recebia e fazia as comprinhas pra sobreviver, pra comer.

Tinha vezes que eu ficava meio atacada porque era tanta responsabilidade na minha cabeça. Às vezes eu não tinha tempo nem pra brincar, com tanta responsabilidade.

Eu estudava à tarde porque de manhã eu ajudava a minha mãe. Eu gostava de ir, era boa, só era distante. A gente ia a pé por aquele sol quente. Às vezes, eu ia mesmo só por causa do lanche.

A melhor lembrança foi quando meu pai voltou a trabalhar, aí a gente voltou a uma situação razoável, não tudo bom, mas a gente tinha tudo direitinho. Meu pai nunca deixou faltar nada pra nós, não, quando ele trabalhava. Aí eu saí mais da casa dos outros, minha mãe ficou dentro de casa cuidando da gente, de nós, e melhorou mais.

Eu continuei estudando, depois eu fiz dezesseis, eu fui-me embora, aí comecei a trabalhar. O primeiro trabalho meu foi de balconista.

Eu me casei com meu primeiro namorado. Eu o conheci em...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudanças Depoimento de "Vera" Entrevistada por Karen Worcman e Raul Varela Recife, 14 de agosto de 2012 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número VV_HV049 Transcrito por Karina Medici Barrella Revisado por Joice Yumi Matsunaga Entrevista com veiculação restrita Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
 A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
Texto

Joana Benedita Candido

A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
Sou persistente, quando falei que vinha, nasci
Vídeo Texto

Maria de Jesus Pereira Santana

Sou persistente, quando falei que vinha, nasci
Preta Rara além da dor
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.