Nascimento e promessa. Compra do Lote 15. Irmão, filho da vizinha. Perda do lote. Educação rígida do irmão e descaso com a educação de Maria. Começo do bairro Vila Gustavo - SP. Trabalho de babá. Doméstica aos 12 anos. Admissão. Trabalho no Bradesco. Alcoolismo e morte do irmão. Primeira casa de alvenaria. Relação com os irmãos. Perdão ao pai. Formatura. Cirurgias da mãe. Formas de ganhar e poupar dinheiro. Estudo à noite. Funcionária Pública na Secretaria de Saúde. Faculdade de Economia na UMC. Acidente de carro. Internações da mãe. Cavalaria e tiros na Praça da República. Bolsa de estudos. classismo. Professores conservadores. Trabalho na Siderúrgica Fiel. Trabalho na Gerdau. Aposentadoria. Nascimento do neto. Mudança pra Cohab. Morte do ex-marido. Ditadura militar e os tempos atuais.

Projeto Cotidianos Invisíveis da Ditadura Entrevista de Maria de Jesus Pereira Santana Entrevistada por: Lucas Torigoe (P/1), Luis Ludmer (P/2) São Paulo, 05 de abril de 2022. Código: COIND_HV_002 P/1 - Dona Maria, obrigado por estar aqui de novo falando. Qual é o seu nome completo, data de nas...Continuar leitura

Título: Sou persistente, quando falei que vinha, nasci

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Maria de Jesus Pereira Santana