Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Osair Sales
Por: Museu da Pessoa, 8 de dezembro de 2017

Herdarão minha arte

Esta história contém:

Herdarão minha arte

Vídeo

P/1 – Eu vou começar a entrevista perguntando seu nome, local e data de nascimento.

R – Meu nome − registrado pelo meu pai −, José Osair Sales, tem uma etnia que chama Siã Huni Kuin, o nome que a gente tem aí pra se dizer.

P/1 – E qual foi o lugar que você nasceu, o nome da aldeia?

R – Eu nasci no seringal Fortaleza, Alto Jordão, no Município de Jordão.

P/1 – E você sabe o ano exato?

R – Eu nasci em 64.

P/1 – Você pode me dizer assim, o nome do seu pai e da sua mãe?

R – Meu pai é Alfredo Sueiro Sales e minha mãe é Maria Rita Monteiro __________.

P/1 – Eles também eram dos Huni Kuin? Qual a história deles que você conhece? Como eles terminaram no Seringal, de onde eles vieram?

R – Eles são Huni Kuin. Meu pai, acho que o pai dele veio do… O Chico Curumim, teve ali uns seis, cinco filhos também, ele é um deles, virou chefe também. Minha mãe também veio de lá, dessas famílias Monteiro. Nós somos um clã _____________ que é hindu, também uma etnia que a gente transforma dessa geração da gente pra gente. Acho que o meu pai ainda teve sorte de casar com ____________, que está por lá.

P/1 – Mas por quê? Você pode explicar isso melhor?

R – Porque tem que ter dois clãs. Tem dois clãs, que é o __________ e o _________. É o primo dele __________. E é a mesma coisa com o clã da mulher, Banu e Inani. O _________ não pode casar com Banu porque são primos, aí fica ruim pra você casar com a própria família, o nascimento pode dar errado, menino colorido, menino diferente um do outro. E também você não pode seguir, assim, continuar trabalhando na firmeza, você começa a errar, “está ruim”, então por isso que temos essas duas classificações Inani e Banu.

P/1 – Inani e?

R – Banu. Como nós somos Duai, temos que casar com Inani.

P/2 – Que é uma animal, né, Duai…

...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.