Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Hélio Mattar
Por: Museu da Pessoa, 29 de setembro de 2016

Prazer em servir o coletivo

Esta história contém:

Prazer em servir o coletivo

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Sou o Hélio Mattar, nasci em São Paulo, capital, em dezesseis de fevereiro de 1947. O nome de meu pai era Jamil Mattar, ele foi um típico filho de imigrante. Os árabes, nessa época, década de vinte, eram aqueles que comiam esfiha e esfiha era uma coisa considerada estranha, esquisita, esfiha, kibe. Então, eles não eram totalmente aceitos pela chamada aristocracia paulista naquela época. Minha mãe, Laurence era o nome, Lorance era como era chamada, era de uma família síria, uma família também de imigrantes. Sempre esses imigrantes acabavam vindo porque alguém tinha vindo antes para o Brasil. Olhando para as duas famílias, eu sempre me identifiquei com o lado paterno, me identifiquei muito pouco com o lado materno. Talvez porque, quando em 1954, eu tinha sete anos e o meu pai foi à falência, a maneira como eu fui tratado por cada uma das famílias foi muito diferente e por parte da família síria, de maneira muito gritante, a questão da perda do dinheiro era uma perda absoluta, era quase a perda da dignidade, era perda de absolutamente tudo, não sobrava absolutamente nada na vida. De um modo geral, minha mãe era a autoridade da casa. Papai, depois da falência que, como eu disse, foi extraordinariamente marcante na vida dele, eu o via sorrir, o via feliz, realmente de eu lembrar, uma vez por ano, no Natal. Então para mim, era o máximo o Natal, até hoje é. Fazia uma árvore grande, punha presentes embaixo e ele sorria, essa é uma lembrança forte que eu tenho. E no dia a dia era a minha mãe, ela que fazia as coisas acontecerem na casa, conduzia os filhos, nos obrigava a estudar quando a gente estava meio relaxado e não deixou a peteca cair.

Morava na Bela Vista, que era um bairro maravilhoso! Era como uma extensa família, eu diria, o bairro da Bela Vista. E eu era muito bom aluno na escola, no Dante Alighieri, a secretária da escola me indicou como tutor para alguns alunos que estavam com dificuldade e eu fui muito bem aceito pelos...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.