Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 18 de março de 2003

Uma história de lutas

Esta história contém:

Uma história de lutas

Vídeo

Meu nome é Armando Ramos Tripodi, brasileiro, nascido em Salvador, Bahia, em 13 de abril de 1959.

FAMÍLIA

Os nomes dos meus avós são Atílio Trípodi, Filomena Leone Tripodi - os avós italianos - e os avó por parte de minha mãe, Francisco Nogueira Ramos e Olívia Nogueira Ramos. A origem da família, uma é italiana, e do outro lado é brasileira - uma mistura de caboclos, às vezes sempre tentando esconder um pouco, que é o lado do meu avô materno, que foi um mulato que casou com minha avó, que é descendente de uma família de origem portuguesa do interior da Bahia. Aquelas origens - que plantou, tinha fazenda, e a família meio que rechaçou esse casamento, e a outra parte da família meio que isolou ela do resto da família, por conta dela ter casado com um caboclo, quase um negro naquela época, que foi uma mistura dos pais dele negros com índio. E era um povo que foi rechaçado da família, meio isolado, de onde nasceu minha mãe, quatro irmãs e um irmão. Eu tenho três irmãos, um homem, Aldo, e duas mulheres, Tereza Cristina e Mônica. Meu pai é economiário, foi trabalhador da Caixa Econômica Federal. Ele acabou falecendo novo, com 49 anos de idade, enquanto, inclusive, estava na ativa, era funcionário da Caixa. E minha mãe era funcionária do Estado, professora, que um tempo trabalhou na Secretaria de Segurança. Mas é uma pessoa que também teve uma certa trajetória diferenciada na vida, na época, porque naquele instante em que a minha avó foi um pouco segregada da família, a família passou necessidade e o pai morreu. Então, as filhas, minha mãe e as irmãs dela, foram tomadas por tias, que eram solteiras, praticamente todas, e cada uma patrocinou uma delas. E a tia especificamente que tomou conta de minha mãe era uma pessoa que foi secretária geral de um dos principais colégios públicos da Bahia e é uma pessoa que passou 30 anos à frente. Enviou-a para o Rio de Janeiro, que foi uma coisa extraordinária para a...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma vida de militância
Texto

José Maria de Almeida

Uma vida de militância
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Uma vida dedicada aos trabalhadores
Vídeo Texto

Artur Henrique da Silva Santos

Uma vida dedicada aos trabalhadores
Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.