Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Guilherme de Arruda
Por: Museu da Pessoa,

Calças Remendadas

Esta história contém:

Calças Remendadas

Minha mãe é professora e meu pai é de formação em Engenharia Industrial. Como minha mãe dava muitas aulas e meu pai trabalhava muito em São Paulo, a gente se via mais de noite. Eles não eram severos, resolviam mais na conversa. Não apanhei muito. Só meu pai que era um pouco mais firme, que tinha puxado mais a família dele. O meu avô paterno foi o que eu convivi menos porque ele já é falecido, mas ele deixou muitos registros. Ele veio da área rural, então cantava com o pessoal da catira, da música, da poesia. E por parte da minha mãe eles também tiveram essa influência rural, então são bastante caipiras no modo de ser. A cultura sertaneja ficou bastante na nossa família; tem muitas histórias, causos sertanejos que a gente cresceu ouvindo. Pra mim, isso ficou de muito valor, principalmente agora que eu estou nessa área da educação.

O lugar onde eu nasci é o lugar onde moro ainda, com meus pais, lá em Campinas. Então o que me lembra ainda a infância é o quintal cheio de planta, que a gente brincava na lama, afundando os bonecos. A natureza sempre esteve muito perto da gente. Pra mim, o cheiro da natureza, da árvore, a sensação de ar livre sempre fez muito parte da minha infância. A gente sempre teve muitos bichos em casa, porco, vaca, galinha, cachorros.

Eu tenho um irmão mais novo, com quem sou bem ligado. A gente sempre brincou junto, então misturou até os amigos. Jogava vídeo game, batia uma bola; por ter um grande quintal, o pessoal ia lá em casa brincar nesse lugar.

A minha lembrança de infância é de acordar e ver meus pais tomarem café juntos. Depois cada um tomava seu rumo e a gente também, ia pra escola. Quando voltava, tinha uma tia que ajudava a cuidar do almoço, então tinha uma rotina já programada pros meus pais trabalharem fora e os filhos ficarem por lá.

Minha mãe ficava louca porque eu gostava muito de bola quando era pequeno, e deixava as paredes tudo com marca de bola. Conforme eu ia...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Calças Remendadas
Local de produção: Sesc Vila Mariana
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Guilherme de Arruda

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Gado ficava mansinho comigo
Vídeo Texto

Ovídio Gonçalves Aragão (Sr. Inácio)

Gado ficava mansinho comigo
Eu sou uma líder nata
Vídeo Texto

Lilia Maria de Morais Silva

Eu sou uma líder nata
Lourival Peixoto da Silva
Vídeo Texto

Lourival Peixoto da Silva

Lourival Peixoto da Silva
O som do interior
Vídeo Texto

Lourenço Moraes da Luz Costa

O som do interior
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.