Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Oscar Arruda dAlva
Por: Museu da Pessoa,

Oscar Arruda dAlva - História de Mudança

Esta história contém:

P – Qual o seu nome, data e local de nascimento?

R – Oscar Arruda DAlva. Nasci no Rio de Janeiro, em 1975.

P – Qual o nome do seu projeto?

R – Instituto Sertão, inicialmente situado em Santana do Acaraú, no Ceará, e agora em outros municípios do interior do estado.

P – O que estava acontecendo na sua vida quando você conheceu a Ashoka?

R – Estava saindo da Universidade. Estudei em São Paulo, mas minha família é toda do interior do Ceará. Ter nascido no Rio foi uma casualidade. Sou formado em Administração de Empresas e, no final do curso, ao pensar no meu futuro profissional e quais as direções que eu teria que tomar, me deu vontade de voltar para o Ceará. Sempre me inquietou muito a questão do modo de vida na zona rural; a questão do semi-árido, as condições e as oportunidades para essa região. Quando ouvi falar da Ashoka, eu acabara de participar de um concurso de projetos sociais, onde apresentei a idéia do aproveitamento de uma palmeira, a carnaúba, resistente às condições do clima semi-árido e com muitas possibilidades de uso.

Esse projeto, que chamei de Árvore da Vida, não foi aprovado, mas posteriormente consegui um pequeno financiamento e voltei para o Ceará. Comecei a implantar a idéia no município de Santana do Acaraú, paralelamente ao assentamento rural na região. Estava com 22 anos, recém-formado, e praticamente morando nesse assentamento rural, quando entrei em contato com a Ashoka. Mas só um ano depois é que fui entrevistado e me disseram que a idéia estava bem no início. Nesse ano, 1998, me dediquei inteiramente a esse trabalho e com algumas pessoas da comunidade implantamos o primeiro núcleo de beneficiamento da carnaúba.

Depois da primeira etapa, a certeza de que ia dar certo

P – Como foi e o que representou esse processo de seleção?

R – Ainda em 1998 eu fui entrevistado pela segunda vez e estava no meio da execução do projeto, com uma série de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Oscar Arruda dAlva - História de Mudança
Local de produção: São Paulo
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Oscar Arruda dAlva

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.