Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 25 de fevereiro de 2005

Vera Lúcia Santana Melo de Castro

Esta história contém:

Vera Lúcia Santana Melo de Castro

IDENTIFICAÇÃO Vera Lúcia Santana Melo de Castro, nascida em 26 de julho de 1955, em Natal, Rio Grande do Norte. PAIS Meu pai é Apolônio de Melo. Mãe: Maria Freire de Melo. De avó, eu só posso falar de uma. Eu lembro delas, mas presente só tive a Cândida Freire da Costa. O avô é Zeferino Freire. Esses são os avós maternos, os paternos sumiram no tempo. O meu pai já é falecido. Ele era comerciante. A minha mãe já é aposentada e era funcionária pública, trabalhava para o Município de Natal. Trabalhava na Câmara Municipal da Cidade de Natal. TRAJETÓRIA DA FAMÍLIA A minha família é originária da Paraíba. A base é Rio Tinto, uma cidade da Paraíba, no interior do estado. Na verdade, é uma região agreste, porque fica entre o sertão e o litoral. Ali se originou a família dos meus avós maternos, como lhe falei. A minha avó saiu dessa cidade de Rio Tinto e veio para Natal, ainda na época de pós-segunda guerra mundial, e lá se instalou porque ela fugia do casamento com o meu avô, que era o modelo, o protótipo do coronel – aquele homem branco do olho azul, que casa com uma cabocla. Ela, já rebelde, não agüenta a tirania daquela forma de ser dele e foge para o Rio Grande do Norte. Lá chegando, essa mulher – é engraçado isso, porque a gente tem que rever tudo mesmo, isso é psicanálise – sem condições nenhuma de tocar a vida, vai vender óleo, carvão e construir a vida ali nesse comércio. Ela começa a construir umas casinhas, que aluga. Vai construindo o patrimônio dela a duras penas, sozinha. FUGA DA MÃE Nisso, minha mãe, Maria Freire de Melo, chamada por esse meu avô de Maria Preta, claro, foge procurando a minha avó e vem para Natal. O desespero da minha avó foi tanto, que ela largou os filhos com o meu avô. Ele tinha uma forma assim: era aquele Senhor que tem terras, com valores totalmente machistas. Na cabeça dele, ele achava que podia tudo, inclusive...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás, trabalho

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Vera Lúcia Santana Melo de Castro
Data: 25 de fevereiro de 2005
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.