Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Valter Mello Rocha
Por: Museu da Pessoa, 27 de março de 2007

Valter Mello Rocha

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

O meu nome é Valter Mello Rocha, eu sou nascido no Rio de Janeiro, em quatro de dezembro de 1949. Eu sou engenheiro civil de formação pela Nacional [Escola Nacional de Engenharia – UFRJ]. Sou especialista em engenharia econômica e administração industrial pela Nacional também e ainda sou economista, administrador de empresa e engenheiro de segurança do trabalho, pela UERJ.

INGRESSO NA PETROBRAS

Eu entrei na Petrobras em 16 de março de 1976. Houve uma seleção de engenheiros civis para serem admitidos, aliás, apenas um seria admitido e enviado para o Iraque. Entrei através de um concurso para a Braspetro. Depois eu fiquei sabendo que era para trabalhar especificamente no Iraque. Eu trabalhava aqui no Rio de Janeiro em uma empresa chamada Moraes Rego, como engenheiro civil. Eu trabalhava com obras no Rio e em São Paulo.

Eu fui chamado para fazer entrevista e testes de aptidão, e isso demorou quase seis meses. Eu nem pensava mais em Petrobras e me chamavam novamente. Eles fizeram muitas entrevistas, então o processo foi lento. No dia 15 de março, fui informado de que eu havia sido o selecionado e que eu pedisse demissão de onde estava trabalhando. No dia seguinte, eu deveria me apresentar para ser admitido na Petrobras, fazer os exames médicos e seguir para São Sebastião do Passé, onde eu receberia um treinamento intensivo de um mês. Retornaria ao Rio de Janeiro e embarcaria imediatamente para o Iraque.

De certa forma, foi uma surpresa grande, porque eu estava levando a minha vida e como a Petrobras me chamou, nesses seis meses, umas três vezes para entrevistas e conversas com engenheiros graduados, eu não esperava, né? Fui chamado e levei um susto, tive que sair dali correndo para ir a minha empresa pedir demissão. Essa empresa não queria que eu saísse e me ofereceram um salário maior, mas no fim das contas eu queria mesmo ir para a Petrobras. Na realidade, eu sempre quis trabalhar no exterior, e eu vi ali essa...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.