Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 11 de dezembro de 2007

Uva em pleno sertão

Esta história contém:

Uva em pleno sertão

Vídeo

As comidas, quem tinha mais um pouco comia sempre... Nessas época não existia nada para se comprar, quase nada, não existia venda, a venda que existia era "difícil" fez vendas. O pessoal comia de manhã rapadura com farinha... Ia para o mato, rapadura, farinha... A carne assada, carne de bode, não existia geladeira, a gente matava um bode, retalhava, que hoje chama carne de sol, né, retalhava e daí ficando, ficava dentro de casa aquela carne, não deixava secar de mais, retalhava, a sala para comer no mato com rapadura, farinha... Fazia o cuscuz de milho. O cuscuz de milho nessa época era feito, era uma mão–de–obra que Ave Maria, a gente tinha que botar o milho hoje de molho, de molho dentro de uma bacia com água, nessa época era a cuia, é uma cabaça, que nem essa aí, aquela ali... A cuia botava de molho o milho e quando era amanhã ia pisar nele no pilão: tum, tum, para fazer a massa para fazer o cuscuz, fazia o cuscuz para comer com rapadura, para comer com o feijão... Torrava o milho para fazer o fubá, fuba com o milho torrado, que eu fubá é a mesma coisa que a massa de hoje, a massa de milho, só porque é torrado, ela é torrada, torra o milho no fogo e depois vai com ele no pilão, aí faz a farinha dele bem feita, fininha para comer a farinha com o fubá, a gente comia com farinha, e com rapadura, tudo era rapadura. Café nessas época era café torrado em casa, a gente torrava ele num caco assim, a gente chamavam de caco, chamavam mesmo: cadê o caco de torrava café? Chamavam mesmo, aí ia pisado, pilão, agora só que era um café sadio, puro mesmo, isso era café mesmo, torrava ele e depois ia com ele eu pilão fazia a mesma massa que faz hoje para fazer o café, mas era feito com rapadura, açúcar não existia, na minha época não e existia o açúcar. No existia açúcar, não existia o óleo, óleo de comida não tinha, toda comida para a gente era sebo de boi ou do bode ou toicinho do porco. Toicinho a gente engordava...

Continuar leitura
Fechar

Retrato de Gustavo Laureano da Silva

Dados da imagem legenda: Retrato de Gustavo Laureano da Silva. Foto de Antônia Domingues.<br>personagem: Gustavo Laureano da Silva<br>

Período:
11/12/2007

Local:
Brasil / Pernambuco / Petrolina

Imagem de:
Gustavo Laureano da Silva

História:
Uva em pleno sertão

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
escola, brincadeira, culinária, frutas, vinho, plantação, agricultura, rio são francisco, petrolândia - pe, cinzano, uva

legenda: Retrato de Gustavo Laureano da Silva. Foto de Antônia Domingues.
personagem: Gustavo Laureano da Silva

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Entrenós e o comércio de vinhos
Vídeo Texto
Celso Ferrari Masson
Vídeo Texto

Celso Ferrari Masson

Celso Ferrari Masson
O sommelier de São Felipe
Texto

José Bispo das Neves

O sommelier de São Felipe
Tradição à beira-mar
Vídeo Texto

Manuel Gil Gonzalez

Tradição à beira-mar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.