Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Katia França
Por: Museu da Pessoa, 20 de maio de 2021

Entrenós e o comércio de vinhos

Esta história contém:

Entrenós e o comércio de vinhos

Vídeo

Eu sou a Kátia de França Lopes. Nasci em 30 de dezembro de 1983, em Piracicaba, aqui no interior de São Paulo, mas morei pouco tempo lá. Sou filha de Eduardo Pereira de França Filho e Elizabete de Jesus França. Meus avós eram de Minas e de Pernambuco e vieram na mesma época para São Paulo. Eles se instalaram numa cidade da Grande São Paulo que se chama Itapevi. Eu também morei ali por um tempo, mas vim criança para São José do Rio Preto, pois meu pai veio a trabalho, em 1992. O meu pai era contador, perito judicial.

Lá em Osasco foi onde a gente montou um restaurante por uns tempos, quando eu era criança. Era uma cozinha industrial, e eles atendiam em grandes volumes. Eu me lembro de andar pela cozinha quando criança, de sair da escola e ir direto acompanhar essa rotina.

Mas aqui em Rio Preto, o primeiro lugar que eu lembro de brincar era aquela praça central, bem no centro. Os clubes eu não frequentei. A gente não frequentava tanto os clubes, era mais essa exploração da natureza, de ir para os lugares, os restaurantes distantes. Lembro também de ir ao bosque da cidade, ver os animais, onde é o nosso zoológico. Lá tinha um parquinho delicioso, com uma espécie de labirinto.

Eu estudei em muitas escolas, mas não foi na escola que eu imaginei que teria uma história com o comércio. Não foi nem na primeira faculdade que eu descobri isso. Mas eu sempre gostei de trabalhar, de ter minha independência. E como eu havia feito curso de Francês e Espanhol, meu primeiro emprego foi ser secretária de um médico que estava fazendo uma tese, e aí tinha que traduzir um texto em francês. Depois, comecei a trabalhar com meu pai, que tinha um escritório de perícia judicial - ele queria que eu fosse advogada, mas minha primeira faculdade foi Economia.

O meu pai era uma pessoa que viajava muito a trabalho, e sempre que possível ele levava a gente na mala. E em uma dessas viagens, já voltando, a gente ficou...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto - 2020-2021

Entrevista de Kátia França Lopes

Entrevistada por Luis Paulo Domingues e Cláudia Leonor Oliveira

São José do Rio Preto, 20 de maio de 2021

Entrevista MC_HV081

Transcrita por Selma Paiva

(00:52) P1 – Kátia, então, para começar eu gostaria que você dissesse seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1 – Eu sou a Kátia de França Lopes, eu nasci em 30 de dezembro de 1983, eu nasci em Piracicaba, aqui no interior de São Paulo, morei pouco tempo lá, mas eu sou natural de Piracicaba.

(01:18) P1 – Legal, e qual o nome de seu pai e de sua mãe?

R1 – Eduardo... completo ou só o primeiro nome?

(01:25) P1 – Completo, por favor.

R1 – Eduardo Pereira de França Filho e Elizabete de Jesus França.

(01:33) P1 – Legal. E seus avós? Você ainda convive com eles?

R1 – Tá, os meus avós... a minha família é de São Paulo, né? Eu só tenho uma avó viva, avó materna. Começar por ela, então: ela é Luzia Gonçalves Lima, era esposa de Francisco Antunes Pereira, então, meus avós maternos e avós paternos: a minha avó era Maria Dulce Pereira de França e meu avô era Eduardo Pereira de França.

(02:03) P1 – Legal. E você sabe se eles têm alguma origem, vieram de alguma região? Porque seus avós eram de São Paulo, né? Você nasceu em Piracicaba...

R1 – Não, eles são migrantes, né? Eles, os meus avós maternos são mineiros, do norte de Minas Gerais, da região de Montes Claros e os meus avós paternos são de Pernambuco. Eles eram do interior, não me lembro exatamente a cidade no interior de Pernambuco e vieram numa época muito parecida para São Paulo, eles se instalaram numa cidade da Grande São Paulo que chama Itapevi, acho que faz uns... é uma cidade pequena ali e aí, depois de um tempo, morei por ali e vim criança para São José do Rio Preto, meu pai veio a trabalho, né? E aí a gente veio, eu vim na década de noventa, voltei......

Continuar leitura

Título: Entrenós e o comércio de vinhos

Data: 20 de maio de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Personagem: Katia França
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios