Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Bispo das Neves
Por: Museu da Pessoa, 19 de maio de 2016

O sommelier de São Felipe

Esta história contém:

O sommelier de São Felipe

Meu nome é José Bispo das Neves, nascido em nove de maio de 1949, em São Felipe, Estado da Bahia. A minha mãe, Matilde Correa Caldas, meu pai não aparece o nome no documento, mas ele chamava Profiro Bispo das Neves.

Meus pais são da mesma região, também da cidadezinha de São Felipe na Bahia. São Felipe é uma cidade do recôncavo baiano, lado lado de Nazaré das Farinhas. Quando os dois faleceram foi muito cedo. Com 12 anos de idade, eu já não tinha nem avô, nem avó, nem pai e nem mãe. E assim, a gente foi, levamos a vida com cinco irmãos, graças a Deus, estão todos bem de vida. logo cedo, eu fiquei sem eles, né, e tivemos que encarar a vida do jeito que eles ensinaram. Hoje, graças a Deus, estamos bem, estamos aqui. Na verdade, os pais sempre ensinaram a gente o que era bom para todos, né, talvez é por isso que todos aprenderam uma boa lição e que estamos hoje tudo bem, conseguiu-se crescer e aumentar essa família, estão quase todos casados e com uma turma boa de filhos, né? Viviamos numa casa da roça, né, uma casinha de madeira, de barro, não é na base de tijolo e cimento, era coberta de palha. A gente vivia a nossa vida ali.

A alimentação mais fácil seria a gente ver muito da farinha de mandioca, o inhame, a batata, Às vezes chegava época de passar dificuldade um pouco por não ter os produtos, mas conseguimos passar essa fase. Nessa escadinha dos irmãos eu sou considerado como homem dos mais velhos, né, e era eu que conduzia os outros, até recebendo nome de pai pelos mais novos, porque era eu que dava as ordens e para eles, era eu que tava ali para atender. No momento, as necessidades que eles precisavam saber, era eu que dava as ordens para eles, as respostas do que eles queriam saber. Na verdade, assim, a gente quando novo não pensa em nada disso, né? Mas acontece que chega um momento que você tem que crescer e além de crescer, tinha uns vizinhos que às vezes, deram até alguma ajuda pra gente, vendo a...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Seu Bispo, primeiramente, eu queria agradecer pelo tempo e pela disposição do senhor. Agradecer muito. E vamos começar, então, perguntando seu nome completo, a data e o local de nascimento do senhor.

R – José Bispo das Neves, nascido em nove de maio de 1949, São Felipe, Estado da Bahia.

P/1 – Legal. E os seus pais, seu Bispo, qual é o nome deles?

R – Meus pais, a mãe, Matilde Correa Caldas, meu pai não aparece o nome no documento, ele chamava Profiro Bispo das Neves, mas não aparece em documento.

P/1 – Não aparece em documento, não foi registrado?

R – Acho que eles não chegaram a casar, então não aparece.

P/1 – E de onde são os seus pais, seu Bispo?

R – Meus pais são da mesma região, também da cidadezinha de São Felipe, Bahia.

P/1 – Cresceram na Bahia. Onde que é São Felipe?

R – São Felipe é uma… eu diria que no recôncavo baiano, lado lado de Nazaré das Farinhas, bem conhecido como a terra do Vampeta, né? (risos)

P/1 – Eles são dessa região, sempre foram de lá, família dos dois…

R – Sempre de lá, mesmo. Aquela coisa, vizinhos e a família vai aumentando, né?

P/1 – E seus avós também são de lá?

R – Tudo da mesma região, também.

P/1 – Você conheceu os seus avós, seu Bispo?

R – Eu conheci, era bem novo, né, quando os dois faleceram, até também quando eu perdi o meu pai também, meus pais foi muito cedo, também. Com 12 anos de idade, eu já não tinha nem avô, nem avó, nem pai e nem mãe. E assim, a gente… levamos a vida com cinco irmãos, graças a Deus, estão todos bem de vida.

P/1 – Desculpas até perguntar, se o senhor não quiser tratar do assunto, até a gente pode passar, mas como que foi isso?

R – Na verdade, são coisas mesmo de… acho que era o dia deles, não foi coisa de doença, não foi todos juntos, foi cada um no seu tempo, mas a verdade é que logo cedo, eu fiquei sem eles, né, e tivemos que encarar a vida do jeito que eles ensinaram....

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Entrenós e o comércio de vinhos
Vídeo Texto
Celso Ferrari Masson
Vídeo Texto

Celso Ferrari Masson

Celso Ferrari Masson
Tradição à beira-mar
Vídeo Texto

Manuel Gil Gonzalez

Tradição à beira-mar
Uva em pleno sertão
Vídeo Texto

Gustavo Laureano da Silva

Uva em pleno sertão
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.