Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Tula Pilar Ferreira
Por: Museu da Pessoa, 30 de abril de 2015

Uma mineira boa de verso e de prosa

Esta história contém:

Uma mineira boa de verso e de prosa

Vídeo

Meu nome é Tula Pilar Ferreira. Nasci em Leopoldina, Minas Gerais. Meu pai chamava José Ferreira, eu nunca conheci meu pai. Eu sei que ele trabalhava de lavrador, é isso, na roça. E a minha mãe, Antônia de Souza Ferreira, era cozinheira desde os sete anos de idade, ela era uma senhora cozinheira, e lá em Minas. Eu comecei a ir trabalhar com ela nos idos dos meus sete anos, ajudar ela na cozinha. Eu fui pra Belo Horizonte com dois anos de idade. Os primeiros livros que eu li foi nessa casa que eu trabalhei, dos dez anos até os 14 anos, tinha a biblioteca da mulher. E era uma sala enorme, tinha aquela estante enorme cheia de livros. Ali eu aprendi inglês, porque eu tinha uns livrinhos de inglês que eram muito legais, eu ficava lendo e via as imagens. Ali eu li todos os negócios do Monteiro Lobato.

Fui morar em Ribeirão das Neves. Engravidei. Foi uma paulada na cabeça, uma pancada feia, eu tinha 15 pra 16. E a minha mãe: “Ahh meu Deus, mas agora? Você vai abrir a porta pra todas, vai encher a casa de criançada, não sei o quê”, aquela coisa. Ah, minha nossa senhora, foi aquela loucura! Foi uma doideira, eu lembro que um pai de santo lá, que nós ia no centro dele, ele que contou pra minha mãe porque eu não tinha coragem. Ele que desconfiou e contou pra minha mãe porque eu não tinha coragem. E ao mesmo tempo que ele contou ele aconselhou pra minha mãe não fazer nada comigo, não sei o quê. Naquele tempo batia, espancava gente. Minha mãe: “Não, não vou fazer nada, não”. Aí nasceu a Samanta. Na época eu tive apoio da minha mãe, da minha tia. Minha mãe chamou o pai dela para uma conversa, ele não foi, se borrou todo e não foi. Minha mãe falou: “Ele não gosta de você, não te respeita, então não vou obrigar você a casar com ele. Nós vamos te ajudar, vamos cuidar de você e dessa criança que está vindo, uma criança segurando outra criança, mas você não vai me arrumar mais barriga, pelo amor...

Continuar leitura
Fechar

Fazendo arte para o presidente

Dados da imagem Pilar e seu filho numa reunião com o presidente Lula junto com os Catadores.

Período:
Ano 2008

Imagem de:
Tula Pilar Ferreira

História:
Uma mineira boa de verso e de prosa

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
lula, morador de rua, catadores, mulher negra, presidente, filho

Pilar e seu filho numa reunião com o presidente Lula junto com os Catadores.

Primogênita

Dados da imagem Pilar com sua Primeira filha Samantha em Minas Gerias, Samantha está morrendo de medo de tirar a foto.

Período:
Ano 1987

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:
Tula Pilar Ferreira

História:
Uma mineira boa de verso e de prosa

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mãe e filha, filha

Pilar com sua Primeira filha Samantha em Minas Gerias, Samantha está morrendo de medo de tirar a foto.

Com Mano Brown

Dados da imagem Durante o Sarau da Cooperifa, Tula e sua filha Samantha fotografam ao lado de Mano Brown.

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Tula Pilar Ferreira

História:
Uma mineira boa de verso e de prosa

Crédito:
Marco Pezão

Tipo:
Fotografia

Durante o Sarau da Cooperifa, Tula e sua filha Samantha fotografam ao lado de Mano Brown.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O barbudo que grita
Vídeo Texto

Daniel Minchoni

O barbudo que grita
Botando vento na palavra
Vídeo Texto

Paulo Feliciano Barbosa Neto

Botando vento na palavra
Vídeo Texto
A epopeia de um burguês socialista
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.