Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sonhador 374
Por: Inventário de Sonhos, 30 de março de 2020

um dia seria possível a liberdade

Esta história contém:

um dia seria possível a liberdade

Fui acordado pela minha professora de francês, estavamos no meu quarto. Ela com um sorriso no rosto e muito animada me chamava atenção, apontava para a janela. A janela tinha uma grade, não era uma grade de proteção, e sim, de uma prisão. Tinha várias barras, entretanto, como apontava a minha professora, uma tinha sido retirada. Era possível observar a claridade entrando no quarto e uma forte esperança me abateu. Ufa! Uma barra a menos! Ainda não era possível sair, mas naquele dia, fui acordado com a lembrança que um dia seria possível a liberdade, que lá fora tinha uma luz. Minha professora falava apenas francês, é a primeira vez que sonho em outra língua.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Achei interessante sonhar com que estava preso, assim é a realdiade, estava confinado em casa. A grade já não é mais segurança, é prisão. É a lembrança que será mais um dia em casa, sem poder imaginar um futuro. Apesar de saber dos imprevistos da vida, como sonhar se não consigo nem saber se posso sair para o mercado ou padaria. A vida se tornou um confinamento. Entrentanto, o que reclama com os amigos, era que a quarentena só se restringiu aos nossos sonhos, por que estava trabalhando, estudando e pagando minhas contas como antes, nada mudou numa vida permeada pelo capital, apenas o fato de não mais poder sonhar. Estou preso no meu quarto, um fantasma que me persegue, ficar para sempre no quarto da casa da mãe. Me mudei recentemente, tenho minha casa, mas o sonho revela o meu fantasma, não estou preso na casa, e sim, no quarto. Como se não tivesse outros espaços, como se meu mundo, assim como o de um adolescente, fosse o seu quarto. Um mundo pequeno, restrito, sem muitas possibildiades. É essa a vida da quarentena, um mundo pequeno. Entretanto, o que me chama atenção é que o estrangeiro não está fora, pelo contrário, o estrangeiro está dentro, dentro do meu quarto, me lembra que algo pode mudar...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: um dia seria possível a liberdade
Data: 30 de março de 2020
Personagem: Sonhador 374
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Precocemente adulta
Texto

Stefan Wohl

Precocemente adulta
Uma judia guerreira
Texto

Krystyna Drozdowicz

Uma judia guerreira
Um congresso clandestino
Vídeo Texto

Margarida Portella Sollero

Um congresso clandestino
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.