resumo

Em seu depoimento, Krystyna conta como foi crescer na Polônia, sendo de família judia, e em plena Primeira Guerra Mundial. Conta da sua relação com seus pais, se dava muito bem com o pai, mas a sua relação com a mãe era bem delicada. Conta como foi mudar de cidade, como começou a envolver-se com política, aos treze anos, e a frequentar grupos sionistas e comunistas, relembra do momento em que a guerra explodiu e ficou sozinha em sua casa, em Varsóvia, durante o bombardeio, para tomar conta do patrimônio do seu pai. Conta da sua habilidade, que ela chama de sorte, de sair de situações perigosas e quase fatais, relembra de pessoas importantes, como amiga, noivo e pai, que perdeu durante o holocausto, como era o gueto dos judeus, o que sabiam sobre o campo de concentração, como conseguiu se reerguer com o fim da guerra, como se casou, construiu sua família e emigrou para o Brasil.

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Heranças e Lembranças Entrevista de Krystyna Drozdowicz Entrevistado por Karen Worcman e Paula Ribeiro e Patrícia Rio de Janeiro, 26/04/1988 e 06/06/1988 Entrevista número: HL_HV017 Realização: Museu da Pessoa Revisado por Luiza Gallo Favareto R - Bom, primeiro eu quero consertar a...Continuar leitura



Título: Uma judia guerreira

Data: 26/04/1988

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Personagem: Krystyna Drozdowicz Revisor: Luiza Gallo Favareto Entrevistador: Karen Worcman Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


histórias que você pode se interessar

opções da página