Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nasci em Ipupiara, Bahia, no dia 07 de agosto de 1943. Filho de Adão Francisco Martins e Francolina Ribeiro Martins. Fui alfabetizado pela minha tia, Almerinda Ribeiro e pela professora Miriam Ribeiro Barreto, irmã de um dos primeiros médicos de Brasília, Dr. Isaac Ribeiro.

Em Morpará, na Bahia, estudei com a professora Zélia Magalhães, de saudosa memória e terminei o primário com a professora Maria Jerônima Magalhães Mariani, conhecida como professora "DONA".

Em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, estudei no Ginásio Bom Jesus, do saudoso Dr. Antonio Barbosa, mas terminei o curso no Ginásio São Vicente de Paulo, tendo sido Orador da Turma e, pelo primeiro lugar, ganhei uma viagem a Salvador, Capital do Estado, acompanhado das freiras do Colégio.

No Recife, Pernambuco, em 1963, estudei no Colégio Americano Batista, onde concluí o curso clássico, tendo como colegas, entre outros, o poeta Marcus Acciolly. Ainda no Recife, terminei o curso de Bacharel e Mestre em Teologia, no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, onde também fui Professor. Na Universidade Católica de Pernambuco, concluí o curso de Filosofia Pura. Na Universidade Federal de Pernambuco, terminei o curso de Sociologia e Ciências Sociais. Fui Professor da Universidade Católica do Recife e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Escrevi para os jornais DIARIO DE PERNAMBUCO, JORNAL DO COMMERCIO e JORNAL BATISTA, este, do Rio de Janeiro.Fui consagrado Ministro Evangélico, tornando-me Pastor Batista no Recife, graças à instrumentalidade da missionária Zênia Birzniek.

No Recife, em 1971, nasceu minha primeira filha, Nívea Zênia dos Santos Martins. Em 1975, mudei-me para Anápolis, como co-pastor da Primeira Igreja Batista e Professor da Faculdade de Filosofia. Em 1978, após ter concluído o curso de Direito, na Faculdade de Direito de Anápolis, fiz concurso público para Promotor de Justiça, atividade na qual permaneço. Em Anápolis, em 1977, nasceu a minha...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Fé e política
Vídeo Texto

Paulo Sérgio Bezerra

Fé e política
Um destemido que queria aprender
Vídeo Texto

Roberto de Jesus (Beto de Jesus)

Um destemido que queria aprender
Envolvimento com os livros
Vídeo Texto

Joel Gomes da Silva

Envolvimento com os livros
O narrador de Caucaia
Vídeo Texto

Francisco Antonio Cavalcanti de Menezes

O narrador de Caucaia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.