Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A mudança de casa para outro bairro durante a fase em que hoje chamamos de pré-adolescência foi muito difícil, mas acabei me adaptando. Saí do bairro do Pari, onde morei por muitos anos e tinha muitas amigas, e fui para o bairro do Jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Era um período em que as mudanças na vida urbana começaram a se acentuar, pois as ruas, que antigamente eram de terra, começaram a ser asfaltadas. Então já não era mais possível brincar tranqüilamente, pois os carros já andavam mais rápido e atrapalhavam a nossa brincadeira.

Quase ninguém tinha telefone, um artigo de luxo nessa época. Na minha rua só tinha uma casa com telefone, e essa minha amiga tinha telefone porque seu pai era industrial, então tinha condições de adquiri-lo.

Comecei a me interessar por música na época em que os Beatles faziam muito sucesso e era fã deles. Tinha um grupo de quatro meninas e nós fazíamos de conta que éramos os Beatles. Me lembro que eu representava o Ringo Star, o baterista da banda.

Os bondes já haviam desaparecido e os ônibus tomaram seu lugar.

Aos 12 anos mudamos novamente para o Pari, pois não nos acostumamos na zona norte e eu passei a estudar no Liceu Acadêmico São Paulo, onde me formei no ginásio e no colegial. Lembro-me que fiz o primeiro colegial quando mudaram sua nomenclatura, deixou de se chamar Clássico ou Científico e virou Colegial.

Quando tinha 14 anos, foi lançado o filme "Romeu e Julieta". Foi um sucesso entre os jovens e, inspirada nesse filme, quis meu vestido de formatura do ginásio ao estilo da Julieta.

Estudei o primeiro e o segundo ano do Colegial no período da manhã. Aos 17 anos comecei a trabalhar na Philips, então passei a estudar à noite.

De repente fiquei adulta

Fechar

5ª série

Dados da imagem personagem: eu<br>historia: Esta foto me lembra um período de transição, pois mudei para um local bem longe de onde eu morava e por isso tive que estudar a 5a. série, que era um ano que se denominava " style="width: 100%; max-height: 100%;">

Período:
Ano 1965

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Suely Aguilar Branquilho Montenegro

História:
Tempo de grandes mudanças

Tipo:
Fotografia

personagem: eu
historia: Esta foto me lembra um período de transição, pois mudei para um local bem longe de onde eu morava e por isso tive que estudar a 5a. série, que era um ano que se denominava "admissão para o ginásio". Por ter mudado em um período que atrapalhou minha vida escolar, não havia mais vagas no ginásio, "perdi" um ano de estudo.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Paulo Moutinho
Vídeo Texto

Paulo Roberto de Souza Moutinho

Paulo Moutinho
Texto

Pedro Olimpio Maciel

"Não me canso do que faço"
30 anos de inovação constante
Texto

Osório Lutilis Silveira Martins

30 anos de inovação constante
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.