Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Pedro Olimpio Maciel
Por: Museu da Pessoa,

"Não me canso do que faço"

Esta história contém:

"Não me canso do que faço"

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento Meu nome é Pedro Olímpio Maciel. Nasci em 22 de novembro de 1960 - tenho 45 anos; nasci em Luz, uma cidade no oeste de Minas.

FAMÍLIA Pais / Irmãos Meu pai, já falecido, chamava-se José Maciel, e minha mãe, Mariana da Silva Maciel. Eu tenho dois irmãos: a Diana, um ano e meio mais velha que eu; e tenho um dez anos mais novo, o Milo Maciel.

FAMÍLIA Pais Minha mãe foi professora a vida toda - diretora de escola e pedagoga, já no final – e está aposentada já há uns oito anos. E meu pai sempre foi fazendeiro. Meus pais são de Minas também. A minha mãe nasceu onde eu nasci, em Luz, uma cidade pequena, no interior de Minas. E meu pai nasceu numa cidade ali perto também, chamada Estrela do Indaiá, no oeste de Minas. Somos todos mineiros.

LOCALIDADE / EDUCAÇÃO Lagoa da Prata / Estudos Eu morei até os meus 3 anos de idade na fazenda com meus pais. Com 3 anos eu me mudei pra Luz, a cidade onde eu nasci, e fiquei até os meus 6 anos; então eu me mudei pra Lagoa da Prata. Eu costumo dizer que sou de Lagoa da Prata e não de Luz, porque a minha vida toda foi em Lagoa da Prata - também uma cidade no interior de Minas, no oeste de Minas. E fiquei em Lagoa de Prata até o segundo ano colegial. Fui fazer o terceiro ano colegial em Belo Horizonte - me mudei pra Belo Horizonte em 1978 e iniciei minha faculdade lá também.

LOCALIDADE Lagoa da Prata Eu estou sempre em Lagoa da Prata, porque minha família toda é de lá - acabei de vir de lá agora, no Ano Novo. É uma cidade bonita; chama-se Lagoa da Prata porque tem uma lagoa na cidade - o pessoal da cidade chama de praia, mas é uma lagoa; tem uma praiazinha artificial muito legal. É uma cidade plana, bonita, relativamente nova. E centraliza-se um pólo ali na cidade, exatamente porque é uma cidade jovem, tem uma vida noturna muito agitada - é uma cidade legal. Tem duas indústrias grandes lá; uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P1 – Boa tarde, Pedro.

R – Tudo bem?

P1 – Tudo bem. Vou pedir pra você dizer seu nome completo, data e local de nascimento.

R – Pedro Olímpio Maciel, 22 de novembro de 1960, 45 anos. Eu nasci em Luz, uma cidade no oeste de Minas; mineiro, então.

P1 – E os seus pais? O nome deles...

R – Meu pai, já falecido, José Maciel. E minha mãe, Mariana da Silva Maciel.

P1 - Você tem irmãos, Pedro?

R – Eu tenho dois irmãos. Tenho uma mais velha, Diana, é um ano e meio mais velha que eu. E tenho um mais novo, dez anos mais novo que eu, Milo Maciel.

P1 – E a atividade de seus pais?

R – Minha mãe foi professora a vida toda, diretora de escola e tal, e pedagoga já no final. Aposentada, aposentou há, sei lá, alguns anos, oito anos, por aí. E meu pai sempre foi fazendeiro, sítio, fazenda a vida toda.

P1 – Você...

P2 – E eles nasceram, eles são de Minas?

R – São de Minas também. A minha mãe nasceu onde eu nasci, em Luz, uma cidade pequena no interior de Minas, ali no oeste de Minas. E meu pai nasceu numa cidade ali perto também, chama Estrela do Indaiá, uma cidade pequena também, no oeste de Minas. É, somos todos mineiros.

P1 – E você passou a infância, então, em fazenda, em sítio?

R – É, eu morei até os meus 3 anos de idade, assim, eu morei na fazenda com meus pais, né, claro, e com 3 anos eu me mudei pra Luz, essa cidade onde eu nasci, até os meus 6 anos. Com 5 pra 6 anos me mudei pra Lagoa da Prata. Eu costumo dizer até que sou de Lagoa da Prata e não de Luz, porque a minha vida toda foi em Lagoa da Prata, também uma cidade no interior de Minas, no oeste de Minas. E fiquei em Lagoa de Prata até o segundo ano colegial. Fui fazer o terceiro ano colegial em Belo Horizonte, me mudei pra Belo Horizonte então em 1978 e iniciei minha faculdade lá, em Belo Horizonte.

P1 – Como era Lagoa da Prata, você tem alguma recordação?

R – Bom, eu estou sempre lá, né, porque minha família toda é de lá,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

João Marcos dos Santos Varella
Vídeo Texto

João Marcos dos Santos Varella

João Marcos dos Santos Varella
Valorizando as oportunidades concedidas pela vida
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.