Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nasci em uma família de classe média numa pequena cidade do interior do Ceará, em 1954. Fui criado cercado do carinho de meus pais. Aos dez anos fui estudar no seminário em Fortaleza. Retornei ao Ipu em 1969 para concluir o ginasial - o seminário fechara. No início de 1970, segui para Fortaleza para cursar Edificações na Escola Técnica Federal do Ceará, onde conclui em 1972.

Em 75, entrei para a universidade quando em 79, fui graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais - especialização em Sociologia. Em 72, iniciei minha carreira laborativa exercendo a função de estagiário no BNB, em seguida fui admitido como técnico na CAGECE - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, quando em 74, entrei para Teleceará onde estou até hoje no cargo de Técnico em Telecomunicações Senior, exercendo funções na área de planejamento telefônico. Em 96, iniciei o curso de Administração de Empresas na UECE - Universidade Estadual do Ceará. Minha vida baseia-se no fazer certo e abrir-se à solidariedade. Acredito em Deus e adoro conversas das cidadezinhas do interior. Sou louco pelo Fogão - Botafogo de Futebol e Regatas. Militei por 10 anos na política sindical, de onde trago boas e más recordações. Por fim uma adoração: a minha família. Tenho três anjos e uma grande companheira. Gosto de mim e do que faço.

(João Tomaz Lourenço Martins deu o seu depoimento para o Museu da Pessoa em 14 de março de 1997 através do nosso site na Internet)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.