Nasci em uma família de classe média numa pequena cidade do interior do Ceará, em 1954. Fui criado cercado do carinho de meus pais. Aos dez anos fui estudar no seminário em Fortaleza. Retornei ao Ipu em 1969 para concluir o ginasial - o seminário fechara. No início de 1970, segui para Fortaleza para cursar Edificações na Escola Técnica Federal do Ceará, onde conclui em 1972.
Em 75, entrei para a universidade quando em 79, fui graduado em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais - especialização em Sociologia. Em 72, iniciei minha carreira laborativa exercendo a função de estagiário no BNB, em seguida fui admitido como técnico na CAGECE - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, quando em 74, entrei para Teleceará onde estou até hoje no cargo de Técnico em Telecomunicações Senior, exercendo funções na área de planejamento telefônico. Em 96, iniciei o curso de Administração de Empresas na UECE - Universidade Estadual do Ceará. Minha vida baseia-se no fazer certo e abrir-se à solidariedade. Acredito em Deus e adoro conversas das cidadezinhas do interior. Sou louco pelo Fogão - Botafogo de Futebol e Regatas. Militei por 10 anos na política sindical, de onde trago boas e más recordações. Por fim uma adoração: a minha família. Tenho três anjos e uma grande companheira. Gosto de mim e do que faço.
(João Tomaz Lourenço Martins deu o seu depoimento para o Museu da Pessoa em 14 de março de 1997 através do nosso site na Internet)