Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Silvia Maria Lopes de Mello, 6 de agosto de 2016

SOBRE CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS

Esta história contém:

SOBRE CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS

Quando pequena, ouvia histórias de família, contadas por meus pais ou avós. Era a história da minha bisavó de descendência portuguesa, chamada de Sinhazinha, que cresceu na casa de seu primo, o barão Homem de Mello, pois seus pais morreram num trágico acidente quando a carruagem em que viajavam foi pega por um trem.

Ou era a história de meu bisavô espanhol, que veio para São Roque, adquiriu terras e depois de trabalhar de sol a sol, tornou-se um dos maiores agricultores da região, importando sementes de cebola da Espanha e cultivando com destaque a alcachofra.

Eram histórias verdadeiras, contadas por seus descendentes, mas que guardavam uma aura de aventura, onde a tragédia era mais trágica e onde a vitória tinha mais brilho. Assim me parecia quando criança... Mas, uma história que me impressionava muito era a da viagem de minha bisavó italiana para o Brasil, num navio, ao final do século dezenove. Era uma família numerosa; ela tinha apenas cinco anos quando desembarcaram no Porto de Santos e nenhum deles jamais havia se deparado com uma pessoa negra.

Porém, o que mais me tocava nessa história, era a morte de sua irmã, em plena travessia do Atlântico, vitimada pela escarlatina, uma doença infecciosa, praticamente incurável naquela época. Isso me deixava perplexa. Era só uma mocinha, menina italiana de quinze anos que deveria sonhar, cantar e correr pelo navio, pois sabe-se que durante as viagens dos imigrantes italianos, as condições eram difíceis, mas as crianças sempre se divertiam. E seu corpo foi simplesmente lançado ao mar...

Hoje, esse fato me leva a refletir sobre os sentimentos dos imigrantes italianos. A saudade – palavra brasileira – das pessoas deixadas, das casas abandonadas, das vilas jamais avistadas novamente, da vida que ficou para trás. Sentimentos... eles sempre surgem nas entrelinhas das palavras de quem narra sua história; entre risos e lágrimas, surge a memória.

Sobre esses sentimentos...

Continuar leitura
Fechar

SOBRE CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS

Dados da imagem Logomarca do Projeto Andiamo

Período:
Ano 2005

Local:
Brasil / São Roque - Sp

Imagem de:
Silvia Maria Lopes de Mello

História:
SOBRE CONTAR E OUVIR HISTÓRIAS

Crédito:
Timbre Comunicação

Tipo:
Ilustração

Palavras-chave:
memória

Logomarca do Projeto Andiamo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Contadora de histórias
Vídeo Texto

Mafuane Silva de Oliveira

Contadora de histórias
Posso ouvir sua história?
Vídeo Texto

Beatriz Marques Mendes Diniz

Posso ouvir sua história?
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
O poder transformador da leitura
Vídeo Texto

Luzia Débora Feitosa de Lima Barbosa

O poder transformador da leitura
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.