Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Seu Caboco e o Boi Malabá

Esta história contém:

Seu Caboco e o Boi Malabá

Renilson Oliveira de Barros, o mestre Caboco, desde muito pequeno já vivenciava a cultura do boi e o primeiro boi que ele participou foi o “Boi misterioso”, depois ele participou do “Boi Estrela”, todos eles no bairro de Água Fria. Após ter crescido, Caboco sentiu a necessidade de criar um boi para animar as pessoas do local onde ele mora que é na comunidade do Alto do Pascoal. Então, em 1987 surgiu o “Boi Malabá” que se tornou uma grande manifestação da Cultura popular, apresentando-se em várias localidades durante todo o ano. O seu boi já participou e ganhou vários prêmios e troféus no carnaval do Recife. Este boi é muito importante para a nossa cultura, no qual muitos moradores do Alto do Pascoal já participaram ou ainda participam das apresentações do boi, principalmente os filhos, netos, bisnetos de seu Caboco que participam desde a confecção das fantasias e adereços até na organização dos ensaios e apresentação.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cultura: Uma vacina da violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina da violência
Boi da Fé
Vídeo Texto

Therezinha de Jesus Jansen Pereira

Boi da Fé
A bandeira de Boi de Reis
Vídeo Texto

Odaísa de Pontes Galvão

A bandeira de Boi de Reis
Eu fui a morta num enterro encenado
Vídeo Texto

Maria de Vênus de Andrade Cunha

Eu fui a morta num enterro encenado
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.