Maria Vênus de Andrade da Cunha nasceu em 22 de outubro de 1971 no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Fortaleza-CE. Ainda criança, trabalhava no comércio informal vendendo refrescos e outros quitutes preparados pela família. Atuou como agente de desenvolvimento no Sesc e foi Secretária de Cultura do seu município natal. Sua narrativa lembra dos festejos populares como a folia de reis e as cavalgadas e mostra a importância da preservação da memória e das manifestações culturais do seu povo. Ela fala dos rituais funerários da sua comunidade e dos personagens que participavam, como as carpideiras - as pessoas que cuidavam do defunto. Assim, lembra que ajudou a encenar um enterro na mostra Sesc Cariri de Artes.

Sou Maria Vênus de Andrade da Cunha. É o nome de batizado mesmo, o nome registrado, não é o nome artístico (risos). Nasci em 22 de outubro de 1971 no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Fortaleza-CE. O meu pai e a minha mãe se juntaram porque, naquela época...Continuar leitura

P/1 – Inicialmente, eu gostaria de dizer que é um prazer estar aqui e agradecê-la por sua disponibilidade em participar desse projeto. R – Obrigada, Daniel. P/1 – Eu queria que você falasse o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento. R – Eu me chamo Maria Vênus de Andrade...Continuar leitura

Título: Eu fui a morta num enterro encenado

Local de produção: Brasil / São Gonçalo Do Amarante, Ceará