Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ricardo Bastos Vieira
Por: Museu da Pessoa, 18 de julho de 2007

Ricardo Bastos Vieira

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

O meu nome é Ricardo Bastos Vieira. Nasci no Rio de Janeiro, no dia sete de fevereiro de 1951.

FORMAÇÃO

Sou formado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em marketing pelo Insead, na França.

INGRESSO NA PETROBRAS

Entrei em dezembro de 1979. Desde então, eu sempre trabalhei na Área de Comunicação. Trabalhei praticamente em todas as gerências da Área de Comunicação. Por três vezes, eu saí da Comunicação Institucional e fui ser gerente de Comunicação em subsidiárias: fui gerente de comunicação da Braspetro, Petróleo Brasileiro Internacional, o braço internacional da Petrobras entre 1982 e 1989. Agora não é mais Braspetro, é Área Internacional, né? Fui trabalhar na Gerência de Comunicação da BR em 1998.

ÁREA DE COMUNICAÇÃO

Em 1979, essa atividade de comunicação era toda muito insipiente. Na verdade, quando eu entrei na Petrobras essa área se chamava Serviços de Relações Públicas. Mudou várias vezes de nome, mas então era “Serviços de Relações Públicas”. Era uma área relativamente pequena – para os padrões da época era razoavelmente grande, mas para os padrões de hoje era pequena. Ela tinha muito pouca autonomia, era uma área muito reativa, porque nós estávamos vivendo o final da Ditadura Militar, estava começando aquele período de redemocratização do país e a empresa refletia isso. Havia um monte de generais que trabalhavam lá como gerentes e eles não entendiam nada de comunicação. A Comunicação funcionou sob essa tutela durante muito tempo.

Nessa época, já tinha agência de propaganda. A Petrobras Distribuidora já tinha uma atividade própria. Havia muito pouca coordenação entre o que a Petrobras Distribuidora fazia e o que a Petrobras holding fazia. Havia muito pouca interação. Não se pode dizer que existia uma “comunicação corporativa”. A Petrobras, como é uma empresa muito grande, tende a se esfacelar. À medida que essa...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.