Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 16 de março de 2009

Raymundo Zury da Fonseca

Esta história contém:

Raymundo Zury da Fonseca

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome é Raymundo Zury da Fonseca. Nasci em Manaus no dia quatro de agosto de 1926.

INGRESSO NA PETROBRAS

[Ingressei na Petrobras] no dia nove de julho de 1954, pela Companhia de Petróleo da Amazônia, Copam. A Petrobras absorveu essa empresa, de tal maneira que eu continuei na Petrobras, como já estava na Copam. Fiquei na Petrobras até 1981, me aposentei em 16 de fevereiro de 1981. Eu era gerente, na condição de chefe da Divisão Administrativa dos Serviços Auxiliares do Rio de Janeiro. Significa o seguinte, além dessa nomenclatura, eu chefiava cinco setores e era o prefeito do prédio da Petrobras, ou seja, fazia todo serviço, compartilhava com todas as necessidades do prédio da Petrobras, através dos meus setores da Divisão Administrativa.

DIREITO DOS TRABALHADORES

Como chefe da Divisão do Serviço Auxiliar do Rio de Janeiro, eu já me interessava pelos empregados mais antigos que trabalhavam nesta comunidade e que há oito, dez, 12, 15 anos não tinham uma promoção. Significa que eles estavam sempre em um determinado patamar e nunca subiam. O que aconteceu? Eu falei com o meu superintendente, que era o Almirante Vasconcelos sobre esse fato. Disse que averiguando a ficha dos funcionários daquele serviço, verifiquei que mais de 200 pessoas nunca tinham tido, digamos, uma subida de nível. Vamos dizer que o nível fosse de um a dez, muitos continuavam no nível quatro, de quando entraram na Petrobras. Disse ao Almirante Vasconcelos que era preciso fazer um estudo para fazer a recomposição da situação dessas pessoas, no sentido de que elas fossem beneficiadas não só pelo serviço que já faziam, mas fossem beneficiadas por um patamar superior, o que significava mais dinheiro para elas. Eu achava humilhante passar dez, 12 anos em uma função só. É provável que eu não tenha dito essa palavra ao Almirante, mas eu disse: “Preciso fazer algo no sentido de que este pessoal tenha algum proveito”. Ele me autorizou, eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.