Em seu depoimento Enilson descreve a sua inserção no movimento sindical brasileiro, que inicia a se forjar em Divinópolis pela entrada precoce no mundo do trabalho e pela aproximação com os grandes clássicos da literatura marxista. Datam da infância as correrias com os grevistas, fugindo da polícia e, na vida adulta, não teve a mesma sorte, quando foi preso. De Minas Gerais viaja clandestinamente a São Paulo; já era tempo do golpe militar. Prepara-se para ingressar nas fábricas e organizar a militância junto aos trabalhadores e coloca em cena a história do movimento sindical da segunda metade do século XX, até os anos 2000. Pode-se dizer que as suas táticas se pautavam pela oposição. Não teme expor as contradições da estrutura e da ética sindical e as estratégias de resistência que concorriam para os direitos da classe trabalhadora, exigindo permanente atualização, para dar conta das profundas mudanças no mundo do trabalho. Reconhece que entre os legados está a mudança no estilo de liderança para mais democrática e a de viver em solidariedade, sem ser filantropo ou demagogo. Distingue que o sindicalismo o subtraiu da vivência familiar; que hoje seus filhos, já formados, são o que são graças à mãe deles.

Projeto Memória DIEESE 50 Anos Entrevistado por Nádia Lopes e Marcelo Fonseca Depoimento de Enílson Simões de Moura São Paulo, 05 de Fevereiro de 2007 Realização Instituto Museu da Pessoa Entrevista DIEESE_HV026 Transcrito por Augusto César Mauricio Borges Revisão por Esalba Silveira P...Continuar leitura

Título: Quantas estrelas tem no firmamento?

Data: 05/02/2007

Local de produção: Brasil / São Paulo

Personagem: Enilson Simões de Moura Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.