Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Quando conheci minha irmã

Esta história contém:

Quando conheci minha irmã

Meu nome é Joice Yumi Matsunaga, escrevo da Zona Leste da cidade de São Paulo. Hoje é 23 julho de 2020, o primeiro dia da minha jornada. A primeira lembrança que tenho é de quando eu tinha três anos de idade e fui ver minha irmã recém-nascida, a Flavia. Ela nasceu em 26 de junho de 1996, mesmo após minha mãe ter feito laqueadura (por essa razão, uma prima da minha mãe criou o apelido de “laqueada” – ainda bem que não pegou). Lembro que eu estava dentro da maternidade diante de um vidro, tentando ver o que tinha do outro lado, mas não conseguia porque era alto demais. Meu pai me ergueu e enfim consegui ver um monte de bebê e ela lá no meio, um pinguinho de gente. A sensação é que eu não entendia exatamente o que estava acontecendo. Fui até o quarto do hospital onde estava minha mãe, sentada na cama, parecia doente. Mas todo mundo estava feliz, então ficou tudo bem. Ganhei até um biscoito, aquelas torradas que dão quando a gente faz exame médico. Sei que, entendendo ou não, aquele momento foi muito especial e ficou marcado pra sempre.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios