Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Macia
Por: Museu da Pessoa, 1 de março de 1999

Pepe, o canhão da Vila

Esta história contém:

Pepe, o canhão da Vila

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Nome do projeto: Museu do Santos Futebol Clube

Depoimento de José Macia - “Pepe”

Entrevistado por: José Santos e Matos, Luís Roberto Serrano e Fábio Franzini

São Paulo, 1 de março de 1999

Realização Museu da Pessoa

Código do depoente: 026

Transcrito por: Stella Maris Scatena Franco

P/1 – Entrevista José Macia Pepe, gravada no dia primeiro de março de 1999, entrevistado por José Santos Matos, Luís Roberto Serrano e Fábio Franzini.

Boa tarde, Pepe. Vamos iniciar então nossa entrevista. Eu gostaria de pedir a você pra dizer então o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Boa tarde. O meu nome completo é José Macia. Deveria ser José Macia Filho, porque o meu pai também é José Macia, mas por um engano na hora do registro, fiquei só como José Macia. Eu nasci em Santos, na rua João Pessoa, 255, no dia 25 de Fevereiro de 1935, era uma segunda-feira de carnaval.

P/1 – E você podia falar sobre os seus pais? O nome deles, origem...

R – Os meus pais eram José Macia e Clotilde Macia, ambos falecidos, espanhóis. Minha família praticamente toda é de descendência espanhola, eles vieram da Espanha por volta de 1930 e aqui se casaram, constituíram família. Tive dois irmãos, hoje só tenho um: o Mário Macia, que é um pouco mais velho que eu. Ele está com 68 anos de idade e meu irmão Silvinho, que infelizmente faleceu aos sete anos de idade vítima de um acidente. Meu pai sempre se dedicou ao comércio, trabalhou muito, era uma mercearia que era importadora de navios aqui em Santos, depois conseguiu abrir uma mercearia, própria dele em São Vicente e pra lá nós mudamos, pra avenida Antonio Emerick. Aos sete anos de idade eu me mudei pra São Vicente junto com meus pais e com a minha família e fiquei ali até os 29 anos, quando aí eu me casei e vim morar em Santos.

P/1 – E Pepe, como é que é essa influência da cultura espanhola na sua vida? Isso foi muito marcante, você sabe a língua...

R – É, eu acho...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Mantendo a posse da bola
Texto

Beatriz Campos Pantaleão de Araújo

Mantendo a posse da bola
Ganhar a Copa do Mundo não muda o Brasil
Texto

Raí Souza Vieira de Oliveira

Ganhar a Copa do Mundo não muda o Brasil
Texto

Mônica Zagallo Camargo

"Aprender, conviver e multiplicar"
Vídeo Texto

Edvaldo Alves de Santa Rosa

"Fui ajudado pelo destino, pela sorte"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.