Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Angela Maria Bossi
Por: Angela Maria Bossi, 6 de agosto de 2021

Pai

Esta história contém:

Quando há datas comemorativas como o dia dos pais, chovem mensagens, textos, fotos e propagandas, mas sempre pensei: e quem não tem pai? e os pais ausentes? e os pais que não foram tão legais com os filhos? E o meu pai? Meu pai era bravo, exigente, dominador e até parecia que não me amava, mas não era isso, ele não me amava como eu gostaria de ser amada. Não sei muito sobre o passado dele, mas sei que era o caçula, assim como eu sou. Parece que a infância não foi muito fácil, não conseguiu fazer faculdade, mesmo porque não era muito comum na época e trabalhou sempre como contador. Teve um infarto ainda jovem e parece que foi aí que a vida dele mudou. Minha mãe, dizia que ele não era nervoso quando era jovem, mas se tornou depois de alguns "tombos" na vida e foi assim que eu o conheci. Teve que parar de fumar e começou a praticar esportes como parte do tratamento para o coração. para não me alongar na história da família, eu diria que ele viveu da maneira como ele queria e me cobrava um amor que eu também não sabia dar e passamos a vida nos desentendendo, até o dia em que levei um padre ao hospital onde ele foi internado, para finalmente abençoa-lo. Dizem que sou parecida com ele, talvez na teimosia, por ser brava também e na vontade de viver, mas eu diria que sou uma versão melhorada, afinal são anos de terapia... Enfim, dedico esta historinha, para quem se identifica comigo e para um amigo que acaba de perder seu pai, numa data tão próxima à do dia dos pais.

Palavras-chave: pai, pais, dia dos pais

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.