Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 21 de fevereiro de 2025

Oxóssi e Iemanjá – Pinturas

Esta história contém:

Oxóssi e Iemanjá – Pinturas

Por Angelo Brás Callou

Quando eu fazia mestrado no Rio Grande do Sul, na abertura dos anos 1980, tinha uma colega de Salvador, Ana Mirtes de Sousa Trindade, que se tornou minha amiga até o seu falecimento precoce, em 2005. Era pesquisadora da Embrapa, em Bagé.

O que mais admirava na minha amiga era a forma sincera e direta de dizer o que pensava. Ambiguidades pareciam não fazer parte de seu universo linguístico. Uma vez, vendo-me falar qualquer coisa, olhou para mim, um ignorante em matéria das religiões afro-brasileiras (agora estou estudando, via Muniz Sodré), e me disse, à queima-roupa, que eu tinha duas divindades protetoras, uma de cada lado do meu corpo: Oxóssi e Iemanjá. Desconheço as razões das assertivas.

O fato é que esse momento ficou comigo até hoje. E, ao que parece, reafirmando-se nas telas em que ponho tintas. 2023 e 2024 foram anos pródigos, nesse sentido. Dedicado mais assiduamente à pintura, me dei conta, de maneira espontânea, que meus pincéis e espátulas sempre se voltam para árvores, florestas, montanhas, flores e marinhas, abstratas ou não. Se o humano aparece, é por vestígios.

Pensei: será que Oxóssi e Iemanjá me guiam entre os verdes das florestas e os azuis dos mares, cores que simbolizam essas divindades da natureza? Oxóssi é a entidade das florestas e do conhecimento; Iemanjá não fica atrás, é a rainha das águas e da sabedoria. O renomado escritor e pintor português Mário Dionísio, na sua “Autobiografia” (O Jornal, 1987), ao se referir à pintura, e à sua pintura em particular, diz: “Pintarei, pintarei, queiram ou não, possa eu ou não. É directo, é autêntico, é profundo, é espontâneo. E é como que gostar muito de alguém.”

Estou dentro!

Bairro de Campos Elíseos, São Paulo, 17 de dezembro de 2024.

Palavras-chave: pinturas, florestas, marinhas
Fechar

Iemanjá

Dados da imagem acrílica sobre papel

Período:
Ano 2025

Local:
Brasil / Pernambuco / Recife

Imagem de:

História:
Oxóssi e Iemanjá – Pinturas

Crédito:
Angelo Brás Callou

acrílica sobre papel

Floresta imaginária

Dados da imagem acrílica sobre papel

Período:
Ano 2024

Local:
Brasil / Pernambuco / Recife

Imagem de:

História:
Oxóssi e Iemanjá – Pinturas

Crédito:
Angelo Brás Callou

acrílica sobre papel

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Floresta ativa
Vídeo Texto

Edgard Campinhos Junior

Floresta ativa
Construção de uma indústria
Vídeo Texto

Erling Sven Lorentzen

Construção de uma indústria
Empresa de padrão mundial
Vídeo Texto

Eliezer Batista da Silva

Empresa de padrão mundial
Para além da paisagem
Vídeo Texto

Aziz Nacib Ab'Saber

Para além da paisagem
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.