Aziz Nacib Ab'Sáber nasceu em São Luís do Paraitinga em 1924. Seu pai veio do Líbano para o Brasil com quinze anos e se instalou em São Luís do Paraitinga, onde conheceu a mãe de Aziz. A família muda-se do interior para São Paulo e Aziz, que queria cursar a Universidade, acaba escolhendo Geografia pois era muito bom em desenho, e o vestibular da época exigia isso para ingressar nesse determinado curso. A partir daí, descobriu uma verdadeira paixão e vocação pela área. Explorou quase todo o Brasil, desenvolvendo uma das mais importantes teorias geomorfológicas sobre os domínios morfoclimáticos do país. Além disso, elaborou a Teoria dos Refúgios, que possibilitou uma nova análise do espaço geográfico. Nesse depoimento, conta sobre o projeto que desenvolveu com a Vale do Rio Doce na Serra dos Carajás, enquanto era da GEAMA. Lá, planejou as duas cidades de Parauapebas e Rio Verde e deu consultoria em geografia e ecologia no projeto, em geral.

Projeto Memória Vale do Rio Doce Depoimento de Aziz Nacib Ab’Saber Entrevistado por Rosana Miziara e José Carlos Vilardaga São Paulo, 13 de junho de 2000 Realização Museu da Pessoa Entrevista CVRD_HV048 Transcrito por Magno José Duarte Cândido Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães P/...Continuar leitura

Título: Para além da paisagem

Data: 13/06/2000

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: José Carlos Vilardaga Personagem: Aziz Nacib Ab'Saber Revisor: Maurício Galacci Pereira Transcritor: Magno José Duarte Cândido Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Tricolor hermano

Personagem: José PoyAutor: Museu da Pessoa

23/11/2021

Eu tenho tanto pra te dizer, como é grande o meu amor por você...