Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Erling Sven Lorentzen
Por: Museu da Pessoa, 24 de setembro de 2003

Construção de uma indústria

Esta história contém:

Construção de uma indústria

Vídeo

[Início da parte 1]

P/1 - José Santos

P/2 - Emilio Colares

R - Erling Lorentzen

P/1 – Boa tarde, eu queria perguntar o seu nome completo, data e local de nascimento.

R – Meu nome é Erling Sven Lorentzen, nascido dia 28 de janeiro de 1923, em Oslo, Noruega.

P/1 – E qual o nome dos seus pais e qual era a atividade deles?

R – Nome dos meus pais: meu pai era Øivind e o nome da minha mãe, Ragna; era, todos os dois falecidos agora. E a atividade do meu pai era navegação, como é muito comum lá na Noruega, né?

P/2 – Eles tinham empresa de navegação?

R – É, eles tinham empresa de navegação. Aliás, ele, o meu avô, imigrou para o Brasil em 1890, o meu pai tinha 10 anos e o meu avô levou toda a família, emigrou da Noruega. Iam pra Argentina, mas pararam aqui no Brasil, gostaram, [acharam] melhor e ficaram aqui. (risos) Então meu pai, como eu disse, tinha 10 anos e ficou até 16, 17 anos e voltou pra Noruega para completar a escola. E o meu avô, uns anos depois, ficou doente, voltou pra Noruega e não tinha mais aqui, mas nós todos, filhos, uma outra geração, ficamos com a impressão que o Brasil era nosso segundo país. E quando eu me estabeleci aqui, com a minha senhora, eu acho que realizei um sonho dele, (risos) da vida dele, de viver no Brasil - mas ele (visitou?) sempre.

P/2 – Ele tinha boas lembranças, então, do Brasil?

R – Boas lembranças, apesar de se estabelecer em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Quando eu, deve ter sido uns 50, 60 anos mais tarde, visitei Pelotas, consegui abrir, cheguei lá à noite, o telégrafo para mandar um telegrama para o meu pai, dizendo: “Estou visitando a cidade onde você passou muitos anos”. E mandei este telegrama. Voltando ao Rio, eu escrevi uma carta, relatando a viagem que eu tinha feito e recebi, semanas depois, uma carta dele dizendo que: “Recebi a sua carta e uns dias depois recebi o telegrama”. (risos)...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.