Leopoldo começa sua história contando de sua família, descrevendo a atividade profissional dos pais e contando sobre os irmãos. Ele relata sobre o período que frequentou a escola e sobre as leituras que fazia na infância. Conta sobre as brincadeiras que fazia e sobre as doenças que teve quando criança e que possuem vacina hoje em dia. Ele volta a falar da experiência escolar, agora falando do colégio inteiro que frequentou e sobre as disciplinas que tinha, na qual a sua preferia era Biologia. Leopoldo começa a contar sobre a cidade de São João, onde ia aos finais de semana quando era jovem. Ele saiu de São João para fazer faculdade em Belo Horizonte na Universidade de Minas Gerais, onde fez Odontologia. Ele conta do momento em que questionou sua vertente religiosa e que participou do Movimento de Economia e Humanismo e como isso o levou a morar no Rio de Janeiro. Ele conta das perseguições que sofreu no iniciou da ''revolução'' e dos processos de tortura psicológica nos quais passou. Conta sobre o período de descoberta de petróleo no Brasil e do período em que Getúlio Vargas começou a implementar siderúrgicas no país. Ele conta que deixou de ter participação política ativa após 1964 devido a extinção dos partidos e contra sobre esse período e como se deu seu final. Ele relata sobre a mudança de profissão quando entrou para o grupo Aracruz e relata sobre o mundo da celulose. Ele conta sobre os estudos que fizeram para implementação do projeto de celulose no Espírito Santo e volta a explicar sobre o processo de produção de celulose, citando materiais, processos e também as questões de cunho mais burocrático. Conta sobre como a chegada da Aracruz na cidade trouxe oportunidades econômicas para seus habitantes. Leopoldo relata os avanços econômicos que acompanhou durante os anos de empresa e conta de suas experiências internacionais com ela. Conta sobre o prêmio Marcos Arenberg. Ele relata sobre o que a Aracruz representou em sua vida e em seguida começa a contar sobre seu casamento. Ele se lembra do momento em que saiu da Aracruz e se tornou consultor, onde chegou a trabalhar na China e conta sobre essa experiência. Fala de como foi importante resgatar a memória de Aracruz em sua entrevista, finaliza e agradece.