Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Gilda Vacare
Por: Gilda Vacare,

Os velhos

Esta história contém:

Os velhos

Eu hoje vou fazer uma crônica bem diferente das que costumo fazer: é sobre a velhice.

As pessoas dizem que envelhecer com classe é muito bom e que é a melhor fase da vida Que mentira

Claro que nós temos que assumir, pois não há outro remédio. Mas que muitas vezes sofremos discriminação, ah, lá isto é O velho está surdo, cabeça atrapalhada e os passos trôpegos, meio cego. Os filhos fazem o possível para não demonstrar que estamos atrapalhando.

Mas, se precisam de você, tudo bem, te chamam, te elogiam e te levam para todos os lugares, mas... se não, dão as mais esfarrapadas desculpas – hoje não posso, tenho trabalho, tenho compromisso etc. e tal. Criticam seu modo de falar, dizem que você fala muita bobagem, mas... a verdade é que nós temos experiência de vida, já sabemos de antemão o que vai acontecer a eles por uma atitude impensada. Por exemplo, gastam mais do que ganham, brigam sem motivo, brigam no trânsito... coisas que dificilmente o idoso faz. E como eles acham que você está gagá, é melhor ver, ouvir e calar.

Os netos, acho que até têm um pouco de vergonha da gente. Ficam te corrigindo por não conhecer as coisas modernas e por esquecer muitas outras, mas... Talvez tenham alguma razão; a gente não aceita muita coisa que faz parte do mundo deles. Só que temos que aceitar, se não, vamos ficando de lado e abandonados.

Fechar

Casamento

Dados da imagem personagem: Gilda Vacare e Ricardo Mendes Antas<br>historia: Gilda Vacare casa-se com Ricardo Mendes Antas em 1955<br>

Período:
Ano 1955

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Gilda Vacare

História:
Os velhos

Tipo:
Fotografia

personagem: Gilda Vacare e Ricardo Mendes Antas
historia: Gilda Vacare casa-se com Ricardo Mendes Antas em 1955

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A retomada das práticas tradicionais
Vídeo Texto
O sanfoneiro baiano
Vídeo Texto

Aurino Pereira de Souza

O sanfoneiro baiano
O canto do povo Kaxinawá
Vídeo Texto

Kixti Huni Kui (João Sereno Kaxinawa)

O canto do povo Kaxinawá
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.