Aurino inicia a entrevista falando do aspecto rural de sua infância, onde passou a vida a pescar e a plantar diversos elementos na terra de Lençóis. Conta também a respeito da técnica de construção de canoas e de sua proximidade com os rios da região. Depois, ouvimos sobre a plantação de aipim e a Procissão de São Francisco, com suas quermesses e festas. Em seguida, Aurino fala sobre a importância de seu pai em sua vida, ensinando-o a tocar sanfona e os segredos da festa do Reisado. A partir daqui, Aurino conta sua experiência como mestre Griô na região de Lençóis e Remanso e fala de sua viagem à Espanha. Na segunda parte de sua entrevista, entra em pormenores a respeito da dança da marujada.

Eu lembro da marujada como foi começada lá no meu setor Remanso onde eu moro, trabalho, convivo lá no Remanso. Eu lembro como a gente começou a marujada de lá. Que a marujada de lá foi começada por uma que tinha aqui, né? Aqui tinha uma mais velha chamado Ciciliano que era aqui de Lençóis,...Continuar leitura

P/1 – Então, senhor Aurino, começando a nossa entrevista, eu vou pedir pro senhor falar de novo o seu nome completo e a data do seu nascimento. R – Meu nome completo é Aurino Pereira de Souza. A data do meu nascimento é 28 de abril de 1945. P/1 – Em que cidade que o senhor nasceu? R –...Continuar leitura

Título: O sanfoneiro baiano

Local de produção: Serra Do Cipó-mg