Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 6 de dezembro de 2021

Onde eu estava mesmo?

Esta história contém:

Onde eu estava mesmo?

Onde eu estava mesmo?

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Não sei se acontece com vocês, mas todas as vezes em que vou procurar um livro nas minhas estantes, encontro outras coisas que chamam a atenção, e me disperso. Sempre foi assim. Estudo por dispersão, estradas vicinais. Não consigo ler um objeto apenas em si, destituído de relações com outros objetos e disciplinas, com a sociedade e comigo mesmo.

Tudo se relaciona, diz um dos princípios da dialética. E este parece ser o esforço hercúleo dos agroecologistas, para dar conta do campo interdisciplinar da Agroecologia. Arrisco dizer, entretanto, que a interdisciplinaridade só é possível quando começa em nós mesmos. Se não somos capazes de juntar lé com cré das nossas ações cotidianas, como seremos capazes de decifrar o mundo e modificar a sociedade, ou, numa escala plausível, o nosso entorno? É fácil encontrar pessoas, inclusive ostentando título de doutor, que não consideram, por exemplo, as árvores como seres vivos, pois as decepam por qualquer motivo fútil; existem as que jogam seu lixo na areia da praia, como um “direito cidadão”, pois pagam impostos para que outros façam a coleta por eles; e o que dizer dos que não usam máscara nos espaços públicos, contra a Covid-19, em plena pandemia?

Quando dava aulas no mestrado, lembro que saía do tema da sessão de maneira recorrente, indo muito além do que havia planejado. Não conseguia dessecar um texto com os alunos sem criar com eles, digamos, um hipertexto. Não perdia o fio da meada, embora, aqui e acolá, perguntasse: onde estávamos mesmo?

Nunca soube o que os alunos pensavam dessas estradas vicinais e quando me questionava se esta era uma estratégia pedagógica aconselhável para o alargamento do conhecimento, tinha dúvidas. Mas, quando recordava as aulas de Termodinâmica Técnica, do professor Albani Thomaz, na graduação, continuava a agir da mesma maneira. Professor Albani...

Continuar leitura
Palavras-chave: ufrpe, alvalade, vida de professor

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.