Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Memorial

Esta história contém:

Memorial

ANGELO BRÁS FERNANDES CALLOU

MEMORIAL

Memorial apresentado ao Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco para concurso público de Professor Titular em Extensão Rural e Educação Agrícola.

Recife

2005

À Vicenta Castro Macias

(in memoriam)

MEMORIAL COMO TRAMA

Este memorial foi escrito como se tece uma trama. Espécie de narrativa de eventos que se entrecruzam na urdidura do tempo. Não no sentido das narrativas históricas tradicionais, “factuais”, comentadas por Ciro Flamarion Cardoso e Héctor Pérez Brignoli. Nelas os fatos abordados eram vistos a priori como possuidores de uma existência nos documentos. E ao pesquisador caberia, então, reunir esses fatos e narrá-los numa ordem linear, sem opção de escolhas entre um fato e outro.[1] Essas narrativas em geral se ocupavam da “história-tratados-e-batalhas”.

A presente narrativa vai numa direção contrária: estabeleço opções entre os produtos acadêmicos públicos existentes no meu curriculum vitae e os comento instituindo significados de base privada e sociocultural. Assim, ela será reconhecida no campo da história não-factual.

Sou um engenheiro de pesca que, a certa altura da carreira, transgrediu o terreno da profissão e foi municiar-se na historiografia francesa dos Annales para pensar as Ciências Agrárias na sua dimensão humana. Nessa incursão, entrei em contato com os escritos epistemológicos de Paul Veyne, especialmente Como se Escreve a História. Com esse autor aprendi que os acontecimentos históricos não têm uma existência a priori e que eles podem ser singularizados pela tarefa narrativa do pesquisador, “pois o fato nada é sem sua trama”, afirma Veyne.[2] Ou seja, “Os fatos não existem isoladamente, no sentido de que o tecido da história é o que chamaremos da trama, de uma mistura muito humana e muito pouco...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tite do Santos
Texto

Augusto Vieira de Oliveira

Tite do Santos
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.