Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 14 de janeiro de 2022

Ruralinda Solidária - Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal

Esta história contém:

Ruralinda Solidária - Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal

Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal

Por Angelo Brás Callou

O vídeo Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal (link abaixo) reúne 38 aquarelas e pastéis-seco, que produzi no isolamento social da pandemia de 2020. Prelúdio para um Livro, música que dá suporte às imagens, é uma composição de Múcio Callou.

As telas foram doadas à campanha Ruralinda Solidária, para comercialização a preço simbólico, com renda totalmente voltada à compra de alimentos para famílias em situação de venerabilidade social, na área metropolitana do Recife. Acertada campanha de extensão universitária da UFRPE. A jornalista Renata Carneiro Leão, da Assessoria de Comunicação (Ascom/UFRPE), escreveu, à época, um texto generoso sobre esse meu trabalho (http://www.ufrpe.br/br/content/professor-doa-telas-produzidas-durante-isolamento-para-campanha-beneficente).

São pinturas singelas, despretensiosas, mas de uma importância significativa para mim, naquele momento de incertezas. Dizem que a arte salva. Tomara que essas telas sejam guardadas pelos seus adquirentes, como promessa por dias melhores.

A ideia inicial do jornalista Bruno Andrade (Ascom/UFRPE), era a de realizar, ao final da pandemia, uma pequena exposição-encontro na universidade. A pandemia permanece. Decidimos, então, no período natalino, que as telas chegassem, enfim, a seus destinatários. Embalei cuidadosamente para presente e produzi o vídeo Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal, como uma espécie de fechamento-memória desse projeto.

Praia do Pina, Recife, 13 de janeiro de 2022.

https://drive.google.com/file/d/1cP0OW0bgpV0MzAsaHMLySk4qFwICr5az/view?usp=sharing

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O casamento de Niède
Vídeo Texto

Niède Guidon

O casamento de Niède
Sábio das tocas
Vídeo Texto

Nivaldo Coelho de Oliveira

Sábio das tocas
Para restaurar pessoas
Texto

Rogério Tavares de Oliveira

Para restaurar pessoas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.