Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal
Por Angelo Brás Callou
O vídeo Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal (link abaixo) reúne 38 aquarelas e pastéis-seco, que produzi no isolamento social da pandemia de 2020. Prelúdio para um Livro, música que dá suporte às imagens, é uma composição de Múcio Callou.
As telas foram doadas à campanha Ruralinda Solidária, para comercialização a preço simbólico, com renda totalmente voltada à compra de alimentos para famílias em situação de venerabilidade social, na área metropolitana do Recife. Acertada campanha de extensão universitária da UFRPE. A jornalista Renata Carneiro Leão, da Assessoria de Comunicação (Ascom/UFRPE), escreveu, à época, um texto generoso sobre esse meu trabalho (http://www.ufrpe.br/br/content/professor-doa-telas-produzidas-durante-isolamento-para-campanha-beneficente).
São pinturas singelas, despretensiosas, mas de uma importância significativa para mim, naquele momento de incertezas. Dizem que a arte salva. Tomara que essas telas sejam guardadas pelos seus adquirentes, como promessa por dias melhores.
A ideia inicial do jornalista Bruno Andrade (Ascom/UFRPE), era a de realizar, ao final da pandemia, uma pequena exposição-encontro na universidade. A pandemia permanece. Decidimos, então, no período natalino, que as telas chegassem, enfim, a seus destinatários. Embalei cuidadosamente para presente e produzi o vídeo Janelas, Platibandas, Pesca Artesanal, como uma espécie de fechamento-memória desse projeto.
Praia do Pina, Recife, 13 de janeiro de 2022.
https://drive.google.com/file/d/1cP0OW0bgpV0MzAsaHMLySk4qFwICr5az/view?usp=sharing