Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 11 de junho de 2021

O êxodo na região Norte do Paraná

Esta história contém:

Já se falou e escreveu muito sobre o êxodo rural ocorrido na Região Norte do Paraná. É uma marca de nosso tempo, é uma marca de uma geração. Um divisor de águas no nosso tempo, em nossa região. Marcou profundamente a vida de toda uma população: economicamente, psicologicamente, socialmente e simbolicamente. Quero aqui neste espaço relembrar esta ferida, este trauma, esta história do êxodo rural, ocorrido na região em que nasci e vivi até os meus doze anos de idade, em lugares que em que conheci e vivi este movimento de deslocamento em massa da população rural, devido o fim do ciclo do café, a mecanização da lavoura, o uso intensivo de fertilizantes, venenos, a chegada especialmente da lavoura da soja e o surgimento de grandes propriedades, onde antes só havia minifúndios, o fim de inúmeras comunidades, patrimônios, vilas, o esvaziamento de distritos e pequena cidades, até então pujantes e vivas. Os agricultores sem opção, sem ajuda de nenhuma espécie, abandonados a própria sorte, são engolidos por esta nova realidade "modernizante" da agricultura capitalista e da expansão do capital na lavoura, até então comunitária, familiar, de subsistência, em pequenas propriedades familiar. Agora torna-se mercado para a venda de máquinas e equipamentos, adubos, calcário, venenos de todo tipo, com o surgimento de uma nova agricultura, que não precisa mais da mão de obra humana em massa, como era necessário na lavoura do café. A máquina faz tudo, o homem é dispensado do trabalho na lavoura, ali ele não é mais necessário, esta sobrando, não tem mais espaço neste novo modo de explorar a agricultura, de explorar a terra, é substituído pela máquina, pelo veneno, vira uma mão de obra sobrante e vai ser empurrado pela fome, pela miséria, a procurar outro lugar para tentar sobreviver, vai ter que forçadamente migrar. Sem nenhuma saída ali no campo, porque seu espaço foi ocupado por outra realidade que ele não tem como...

Continuar leitura
Fechar

O êxodo na região Norte do Paraná

Dados da imagem O êxodo na região Norte do Paraná

Período:
Ano 2021

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
O êxodo na região Norte do Paraná

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
santo caleffi, café marialva, km 10

O êxodo na região Norte do Paraná

Dados da imagem O êxodo na região Norte do Paraná

Período:
Ano 2021

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
O êxodo na região Norte do Paraná

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
norte do paraná, êxodo, café

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Alaim: uma vida próxima à praia
Vídeo Texto

Alaim Francisco Felix

Alaim: uma vida próxima à praia
Uma vida bem vivida
Vídeo Texto

Luiz Carlos Trassatte

Uma vida bem vivida
Em pé de igualdade
Vídeo Texto

Arthur Carlos Gerhardt Santos

Em pé de igualdade
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.