Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 27 de novembro de 2003

Em pé de igualdade

Esta história contém:

Em pé de igualdade

Vídeo

P/1 – Boa tarde, Arthur Carlos, eu queria primeiro agradecer sua presença aqui na entrevista pro nosso projeto Memória Aracruz. Quero que você diga seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Arthur Carlos Gerhardt Santos, nascido dia 6 de outubro de 1928 em Vitória, por necessidade, porque eu sou de Domingos Martins, mas como não tinha médico lá, na época que minha mãe estava para dar a luz, eu vim nascer em Vitória.

P/1 – E o nome de seus pais e de seus avós ?

R – Otaviano Santos e Elsa Gerhardt Santos e por parte de pai era Ernesto Santos e Deolinda de Almeida Santos. Por parte de mãe Germano Gerhardt e Maria (kil?) Gerhardt.

P/1 – Qual era a atividade profissional de seus pais e seus avós ?

R – Meu pai era tabelião, tinha um cartório lá em Domingos Martins e também era agricultor, meu pai quem introduziu a avicultura industrial aqui no estado. Meu avô paterno era administrador de fazendas, trabalho no estado do Rio, nas fazendas de açúcar; meu avô materno era descendente de alemão, a família veio para colônia alemã de Domingos Martins para exercer atividades comerciais, ele era comerciante.

P/1– Então a origem de um lado da família é alemã?

R – É alemã.

P/1– Vieram quando?

R – Vieram no final do século XIX, já estava estabelecida uma colônia alemã aqui que veio em meados do século XIX em 1830, 1840 foi quando os primeiros colonos chegaram e eles vieram mais tarde, para atender na colônia. Vieram os pais do meu avô e vários parentes para poder exercer atividades ligadas ao comércio, a certas profissões como dentista, farmacêutico etc.

P/1– O senhor tem irmãos?

R – Tenho duas irmãs vivas e uma já faleceu.

P/1– O senhor pode falar um pouco sobre estas irmãs?

R – Há uma diferença muito grande de idade entre nós. De Maria Helena, essa que faleceu, eu era quatro anos mais velho que ela,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Da Bahia ao mundo: uma vida de ideais
Texto
A cada mudança, um desafio
Texto

Reinaldo Benjamim Ferreira

A cada mudança, um desafio
Sísifo do meio ambiente
Texto

José Pedro de Oliveira Costa

Sísifo do meio ambiente
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.