Maria de Lourdes nos conta a história atribulada de sua família, crescida sem a presença de um pai. Por causa disso, Maria foi criada por uma tribo Munduruku e parentes que viviam em Santarém. Ela nos conta a história de como entrou para o comércio na região de Juruti, vendendo diversos alimentos e ganhando renda com plantação e gado. Ademais, Maria nos fala sobre a relação difícil com sua mãe e seu casamento com um marido que por ser alcóolatra dificultou muito a formação de sua própria casa. A história de Maria de Lourdes também é sobre sua fé católica e a constante presença de "visagens" ao longo de sua vida. Além disso, sua história é sobre o hotel que construiu e que desmoronou, e de sua reviravolta, na reconstrução de um novo e que existe até hoje.

As coisas começaram a mudar em 1985. Eu tinha o meu primeiro hotel. Era movimento noite e dia. Só pra ter ideia, eu tinha até radioamador. Eu me comunicava com Óbidos. Quando vinhamas balsas, eles se comunicavam comigo. Eu também comprava batata, verdura e fazia aquele caldo e espalhava n...Continuar leitura

P/1 - A gente pergunta primeiro o seu nome completo, a data e o local onde você nasceu. R - Meu nome é Maria de Lourdes Pimentel Sampaio, eu filha do Amazonas, sou Amazonense. Nasci no interior do Corocoró, na comunidade, em 1949. P/1 - Sabe a data? R - Dia 4 de setembro. P/1 - Dona Loudes, q...Continuar leitura

Título: O fenômeno das terras caídas

Data: 17/04/2010