Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: beneditocarlos gonçalvesdelima, 5 de dezembro de 2023

Negro,Poeta e Professor

Esta história contém:

Poeta e Professor já de renome,porém ainda com o complexo da negritude.lembro-me que quando criança,os apelidos que nos davam,por causa de nossa pele eram:Cacita,Chiclete de Onça, Cabelo de Bombril, Cabelo de Pimenta do reino,Crioulo, e por aí afora. Eu ficava enfurecido,e dependendo da pessoa eu respondia com aquele palavrão.O tempo foi passando,consegui tirar dois Cursos de Segundo Grau:Contabilidade e magistério. Duas Faculdades:História e Pedagogia. Letras abandonei.Passei em dois Concursos Públicos em Segundo e Terceiro Lugar respectivamente.Agora já estava mais consciente sobre como

lecionar nas Séries Iniciais.Esta foram mudando de nome,mas o objetivo era o mesmo.Então participei de uma Seletiva Estadual de projetoe e tive o ALFABETIZANDO LUDICAMENTE aprovado,e recebia uma Bolsa em Dinheiro para cobrir as despesas com o Material Didático dos Alunos.Algum tempo depois a Secretaria de Educação lança uma Feira Estadual de Ciências e mais uma vez fui escolhidopela Coordenação para fazer um Projeto.Fiz então o BINGO DA INTEGRAÇÃOe selecionamos dez Alunos para irem comigo apresentar o referido Projeto na Capital.resultado:tiramos o Primeiro Lugar do Estado.Ganhamos um Laboratório de Ciências.Escutei pelos corredores:\\\"Mas que neguinho de sorte!\\\" Respondi de imediato:Sorte não,quando eu era criança lia muito no fundo do porão,todo e qualquer livro.E o que não sabia,perguntava aos mais velhos.Portanto,nunca estabeleci limites para aprender e por ser negro,minha mãe de criação dizia:\\\"Você tem que ser o melhor!\\\"E a Literatura sempre foi a minha estrela guia.Quando percebi que o alunado gostava de ouvir Poesias ctiei o Projeto O TEXTO É UM PRETEXTO PARA AS ARTES,tendo como leit motiv das Aulas um mini Poema e a partir deste desenvolvia Teatro,Pintura,Desenho,Dança,etc Como entrava em quatro Salas,produzia ante aos olhos dos alunos o texto.Devo ter feito mais de mil poemas.Tem ex...

Continuar leitura
Palavras-chave: negro, poeta, professor

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O sentimento de luta nasce ao ouvir Martin Luther King
Vídeo Texto
Educação para empoderar os jovens
Vídeo Texto

Eliane Leite Alcantara Malteze

Educação para empoderar os jovens
Sou Liberto
Vídeo Texto

Liberto Solano Trindade

Sou Liberto
Minha carne não me define
Vídeo Texto

Guilherme Rodrigues de Moraes

Minha carne não me define
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.