Prisão do pai e injustiça quando era bebê. Construção da avenida Presidente Vargas. Descoberta das ossadas no Cais do Valongo. Morte do irmão aos 19 anos pela ditadura. A cultura do carnaval comprada pela grande mídia. Trabalho da mãe, dona Margarida, ensinando danças a pessoas com deficiência intelectual. Fundação do Teatro Experimental do Negro. Carnaval no RJ. História do mestre-sala e porta-bandeiras. Escola em casa de família. Envolvimento com os movimentos desde a época da escola. Vida no Teatro Experimental do Negro. Pessoas próximas a Liberto que foram presas e mortas pela ditadura. Perseguições e prisões sem motivos. Censura no teatro e migração dos talentos para a TV. Comício em Duque de Caxias e Zumbi de Palmares. Vinda para São Paulo e envolvimento com a Vai-Vai, Mocidade Alegre e Peruche. Getúlio Vargas e os enredos nacionalistas. Ensaios da Vai-Vai. Desfiles das escolas quando não existia o Sambódromo. O Carnaval era reprimido, só tinham pessoas negras. Samba paulista se iguala ao do RJ. História da paradinha da Mocidade Alegre com Mestre André. Escolas de Samba todas iguais. Verba para as escolas. Rádio CasllêOca com a esposa Nilu. Poesia “Amor”, de Solano Trindade.

Projeto Cotidianos Invisíveis da Ditadura Entrevista de Liberto Solano Trindade Entrevistado por Lucas Torigoe (P/1) e Alisson da Paz (P/2) São Paulo, 14 de abril de 2022. Entrevista número COIND_HV009 Transcrita por Monica Alves Revisada por: Nataniel Torres P/1 – Seu Liberto, primeira perg...Continuar leitura

Título: Sou Liberto

Local de produção: Brasil / São Paulo