Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Ricardo França de Gusmão, 3 de agosto de 2024

Movimento Literário Poético JogôCriô

Esta história contém:

Movimento Literário Poético JogôCriô

A VOZ DA SERRA - Caderno Ligth - página 2 - Edição 1º a 3 de maio de 2004

Movimento Literário Poético JogôCriô

Diretamente de Friburgo para outros cantos

.

Por Ana Borges

O JogôCriô, movimento literário poético que inova o conceito de criação da poesia, nasceu no 1º Poetisá - Festival de Poesia (Nova Friburgo), em novembro de 2003. O evento foi organizado pelo supervisor de operações do Núcleo Prático de Comunicação Social (Estácio de Sá), professor Ricardo França, e a ONG cultural friburguense Urânia Criações. No mesmo ano integrou o III PoêTerê - Festival de Poesia (Teresópolis).

.

Recentemente (1º de abril), o jogo fez parte do Projeto Pau-a-Pique Parabólico, na Fundição Progresso (RJ). E em 15 de maio, das 10h às 17h, o JogôCriô e os poetas Flávio Nascimento e Ricardo França estarão participando do II Fest Poe - Festival Sesc Madureira de Poesia com homenagens especiais aos poetas Vinícius de Moraes e Mano Melo. Apenas para ilustrar o interesse que o jogo desperta nas pessoas, no 2º Poeterê, realizado em 2002, prestigiados escritores como Luís Fernando Veríssimo e João Ubaldo Ribeiro participaram e se divertiram com o JogôCriô.

.

Centralizado no eixo Teresópolis-Friburgo por artistas locais, estudantes de Comunicação Social (NF) e pelos integrantes da Urânia Criações, a experiência da poesia interativa, coletiva ou individual, é o cerne do evento. Segundo Ricardo, a criação é feita a partir do jogo e a brincadeira possibilita a inspiração e cede as ferramentas para a livre participação dos poetas e do público.

.

O poeta friburguense Flávio Nascimento concebeu o poema-jogo há cerca de 20 anos atrás. Por ocasião do 1º Poetisá formularam-se diversos jogos baseados na idéia original do poeta. “Criamos a amarelinha poética, um jogo de futebol - o gol de Dadá, jogo de dados e de dardos, a partir dos quais são criadas poesias surrealistas, dadaístas, românticas,...

Continuar leitura
Fechar

Movimento Literário Poético JogôCriô

Dados da imagem Movimento Literário Poético JogôCriô

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Movimento Literário Poético JogôCriô

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O barbudo que grita
Vídeo Texto

Daniel Minchoni

O barbudo que grita
Botando vento na palavra
Vídeo Texto

Paulo Feliciano Barbosa Neto

Botando vento na palavra
Movido pelas paixões
Vídeo Texto

Jonas Worcman de Matos

Movido pelas paixões
O teatro na linha de produção de remédios
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.