Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 7 de outubro de 2015

Minha História Mulher

Esta história contém:

Minha História Mulher

Vídeo

Eu nasci em Santiago, Rio Grande do Sul. Meus pais são do Rio Grande do Sul. O pai morava no interior de São Francisco de Assis e a minha mãe vem de Santa Cruz do Sul. Da família do meu pai os avós vieram da Itália, tem ramo de Bianchini ali pelo Paraná e Santa Catarina. A mãe é ramo alemão, os pais dos avós dela vieram da Alemanha. Eles entraram no ramo de confeitaria e doces, por isso tem os doces Ritter. Em Santiago, na casa da minha mãe tinham nove irmãos, eles moravam em frente de uma praça que tinha um quartel do outro lado. E o meu pai estava servindo, diz que ele passava com os óculos Ray-Ban dele numa moto, daí olhou a mãe, a mãe olhou ele, e ele foi pedir a permissão pro pai da minha mãe e começaram a namorar. A mãe casou com 19 anos e o pai tinha nove a mais. E eu já nasci nove meses depois. E quando eu recém tinha nascido, encosta o pessoal do Exército na frente da nossa casa, que o meu pai estava tendo uma crise mental e teve que ser levado pra Porto Alegre. A minha mãe teve que encarar de cuidar de nós sem deixar a gente ser abalado por isso. Ela nunca falou pra gente que o nosso pai tinha esse problema mental. Só fomos saber depois de casados, já adultos. Eles estão juntos até hoje, o pai está estabilizado, está bem.

Quando eu nasci meu pai estava no Exército, em Santiago e a mãe ficava em casa, porque logo ela engravidou. Ela não tinha nenhuma profissão, foi buscar depois dessas crises do pai, que já estava comigo e minha irmã Suzana, daí também veio o meu outro irmão Henrique e ela foi fazer Pedagogia, e virou professora. Com sete anos a gente já foi pra Porto Alegre e eu entrei no jardim de infância. Eu era super moleca, gostava de andar de pé descalço, de carrinho de lomba, de tomar banho de chuva, subir em árvores e catar coisas assim nas sarjetas. Alguém sugeriu pra minha mãe que o pai tendo essa situação poderia se aposentar, então encaminhou a aposentadoria e conseguiu comprar uma casa pelo...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.