Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 11 de abril de 2003

Militante e mãe

Esta história contém:

Militante e mãe

Vídeo

Luiza Maria Gomes Botelho. Cinco de novembro de 64, em Campos de Goitacases. PAIS Luiz Botelho e Lucy Gomes Botelho. Meus pais, eles não têm, do ponto de vista acadêmico... O papai chegou a concluir o primário da época. Mamãe nem isso. Mas sabe ler, fazer conta, aquela coisa toda e tal. Desenvolveram muito. A gente vê inclusive a coisa do ensino. Eu fico brincando muito com eles, porque quando você pega e vai conversar, em termos de conhecimentos gerais. Em termos inclusive da conta, você pega um pessoal de agora, os próprios sobrinhos - eu tenho sete sobrinhos - então aí você começa a conversar e você vê que eles, mesmo com aquele ensino tão primário, né? Foi só o primário que tiveram, têm um nível até nessa coisa maior. Pelo que eu sei do vovô ele era uma pessoa... ele era analfabeto. Assim, coisa de escrever, lia alguma coisa. Eu sei que lia, porque lá em casa chegava, acredito que não era só figura, não. Acho que ele lia. Conseguia com alguma dificuldade, quer dizer, não era um analfabeto, assim, mas tinha muita dificuldade. Conseguia escrever o nome, ver uma ou outra palavra com alguma dificuldade. Mas que eu lembro que lá em casa, na casa da minha avó, chegava uma das poucas coisas que Campos nessa coisa envergonha, que é a coisa da TFP. Eu fui criada dentro de casa, e chegavam aquelas revistas -porque eles eram assinantes da revista da TFP. Porque essa tia minha que eu falei que era solteirona era Filha de Maria, aquela congregação religiosa. Então eram as duas aquele rigor, aquele catolicismo tradicional. Meu avô eu não conheci, mas sei que era de pouca formação. Mas voltando cá na minha família, teve muito essa coisa, eu tenho um orgulho muito grande dos meus pais, de ver os sacrifícios que eles fizeram, aquela coisa toda. E aquela coisa da decência, principalmente. Eu acho que não ter vergonha do lugar em que você mora, das dificuldades. Poder ter a cara para cima, estar de bem com a vida, com essas...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.