Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Maria de Lourdes Leoncio Macedo, 9 de outubro de 2016

Meus doces dias com os avós

Esta história contém:

Meus doces dias com os avós

Belas lembranças tenho de meus avós. Vovó Anísia, pequena senhora com seus cabelos curtos e negros, pintados por ela mesma, carinhosa, simpática, meiga, atenta a tudo e todos, sempre disposta a ajudar alguém. Já meu avô senhor Abílio, magro, alto, olhos azuis, com seu impecável chapéu pretos. Vovô era muito querido em toda a região, proprietário de um pequeno comércio (venda como era chamada na época) referência e local de parada de ônibus, uma pequena rodoviária.

Era de muita bondade, com suas inúmeras cadernetas de vendas à crédito (fiado) atendia e ajudava a vizinhança. Vovó Anísia, Pernambucana, exímia cozinheira, preparava no fogão à lenha, que ficava no meio da cozinha, sempre abastecido, pois era comum a chegada de pessoas fora de horário habitual, mas vovó sempre mantinha as panelas cheias de deliciosas comidas, das quais jamais me esqueço da carne de panela com pimenta do reino e do frango ao molho. Não posso deixar de falar das sobremesas, doce de abóbora com coco, pé de moleque, e a deliciosa cocada que jamais encontrei igual. A casa de minha Avó, era o lugar mais seguro depois de minha casa, era o único lugar onde minha mãe deixava pernoitar ou passar mais de um dia. Essas são algumas das memórias de minha infância registradas com meus Avós.

Casa de vó tem gosto de gostosura de carinho e de delicias de amor. São com essas lembranças, que revivo dias belos e doces dos avós para com seus netos. Dia 25 de julho, vivenciei junto com os integrantes da Universidade da Maturidade-UMA, a Semana dedicada aos pais duplos, os avós. Segundo Osório e Neto (2009, p.31), “o avô ajuda no entendimento das concepções sobre vida e morte, no apreço pelo próximo, no orgulho de suas origens. [...] beneficiando seu comportamento nas idades seguintes.” Enquanto neta, na fase infantil e juvenil, ir à casa de minha avó era algo inédito, um passeio esperado, programado. Hoje, penso que seria sem graça...

Continuar leitura
Fechar

Encerramento do Evento: Semana dos Avós

Dados da imagem Encerramento da Semana dos Avós, promovida pela Universidade da Maturidade do campus de Palmas-TO.

Período:
Ano 2016

Local:
Brasil / Universidade Da Maturidade-uft-palmas.to

Imagem de:
Maria de Lourdes Leoncio Macedo

História:
Meus doces dias com os avós

Crédito:
UMA

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
avós

Encerramento da Semana dos Avós, promovida pela Universidade da Maturidade do campus de Palmas-TO.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Os caminhos internos e externos de Maria Lúcia
Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
O passado se revela
Vídeo Texto

Karina da Silva Scheyer

O passado se revela
Ontem aluna, hoje professora
Vídeo Texto

Rafaela Palma Pinto

Ontem aluna, hoje professora
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.