Rafaela nasceu em Cantagalo, um município do interior do estado do Rio de Janeiro. Em sua entrevista ao Museu da Pessoa conta muito sobre sua infância, as complicações dentro de casa na relação dos pais, o amor pela sua avó, onde encontrava refúgio, a proteção ao irmão, as brincadeiras e a sua paixão pela escola e o aprendizado. Com o sonho de sair de Cantagalo e até do Brasil, sua gravidez precoce alterou um pouco seus planos e hoje Rafaela é professora de Matemática e Física na rede estadual, inclusive no Colégio onde estudou a vida toda. Atualmente, faz mestrado pela UFF e foi convidada a dar aulas no curso de Química, quando pretende largar o ensino de Primeiro e Segundo Grau.

P1 – Rafaela, pra começar eu quero que você me fale seu nome completo, a cidade e a data do seu nascimento. R – O meu nome é Rafaela Palma Pinto, eu nasci em Cantagalo, interior do estado Rio de Janeiro, em 18 do fevereiro de 1975. P1 – E qual é o nome dos seus pais? R &n...Continuar leitura

Projeto Mestres do Brasil – Suas Memórias, Saberes e Histórias. Entrevista de Rafaela Palma Pinto Entrevistado por Júlia Basso e Larissa Rangel Rio de Janeiro, 26/09/2008. Realização Instituto Museu da Pessoa Entrevista nº OFMB_HV027 Transcrito por Gabriel Monteiro Revisado por Cynthia Cidad...Continuar leitura

Título: Ontem aluna, hoje professora

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro