Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 30 de abril de 2003

Lourival Souza Carvalho

Esta história contém:

Lourival Souza Carvalho

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Lourival Souza Carvalho. Nasci em 6 de outubro de 1940, no Largo do Papagaio, em Itapagipe, Salvador. INGRESSO NA PETROBRAS Entrei na Petrobras em 3 de fevereiro de 1959, por indicação da Escola Técnica de Salvador, onde eu estudava na época. Eu fiz concurso para a área de produção e fui aprovado. Logo após viajei para o Campo. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Quando eu entrei, fui trabalhar na área de produção da empresa. Logo no início, a minha função era ajudante de produção, iniciando em poços de petróleo nas estações coletoras. Depois, passei a trabalhar em compressores, montagem de compressores, com uma turma de alemães chefiada por um russo, Stanislaw Toposka, fugitivo de guerra na época. Ele era o chefe e era um poliglota, falava vários idiomas. Dessa data em diante, passei a trabalhar na montagem de compressores. Fui fiscalizando e ele passando todos os dados, porque eu não falava alemão e ele era poliglota, colhia tudo e passava para darmos andamento aos serviços de montagem de compressores alemães. Esses compressores iam receber gás, comprimir gás, para injetar na formação. A injeção era o tipo de uma recuperação secundária, injetávamos o gás na formação para ter a produção do óleo. ACIDENTE / CAMPO DE MIRANGA Um fato importante aconteceu recentemente, há 2 anos e meio. Houve um incêndio na estação B de compressores, da área de Miranga, e nós perdemos um colega. Ele morreu em conseqüência desse incêndio. À noite, por volta das 9h, ele foi próximo ao tratador – um equipamento de tratamento de óleo. O tratador jogou fagulha na área, onde estão os tanques que armazenam o óleo. Nesses tanques, o óleo já vem separado. O poço manda o óleo para um separador, que separa o óleo para o tanque e o gás para uma linha, que vai para a sessão de compressores. Por alguma falha no sistema, estava indo muito gás para o tanque. Então, o vento...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Troquei meu escritório de Direito pela indústria farmacêutica
Vídeo Texto
Valorizando as oportunidades concedidas pela vida
Texto
Informar para conscientizar
Vídeo Texto

Luciana Pellegrino

Informar para conscientizar
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.