Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Helio Palmesan
Por: Museu da Pessoa, 20 de fevereiro de 2019

Histórias de navegação e de progresso

Esta história contém:

Histórias de navegação e de progresso

Vídeo

Em 18 de novembro de 1955 eu nasci, na cidade de Barra Bonita, interior de São Paulo. Meu nome: Hélio Palmesan. O avô paterno veio da Itália. Os avós maternos nasceram no Brasil, filhos de imigrantes italianos. O avô paterno abandonou a família - foi para o Sul formar outras famílias, até onde se sabe. É possível imaginar a dificuldade da avó para criar cinco filhos. Felizmente teve ajuda. Por exemplo, o meu pai foi praticamente criado por uma família tradicional da cidade - os Mormesso. Uma curiosidade é que Joaquim Mormesso, o chefe do clã, em determinado momento de transformações econômicas na cidade, adquiriu algumas das barcaças - eram cerca de vinte - que ficavam atreladas aos navios a vapor da época. Os navios só levavam a madeira para alimentar a caldeira a vapor e essas barcaças é que tinham a estratégica função de transportar os produtos provenientes das lavouras da região. Essa aquisição deu-se quando esse tipo de navegação perdia espaço, ou seja, sua expressão comercial entrou em declínio por vários fatores, inclusive a expansão do transporte terrestre. Eu sei que afetou dois modos de transporte tradicionais - a navegação e a estrada de ferro. Com reflexos em extensa área que ia desde a região de Piracicaba, a de Botucatu, indo até o Salto de Avanhandava. Tinha uns terminais, um entroncamento hidroferroviário, um encontro onde chegavam os barcos, e tinha os terminais da própria empresa que era a dona dos trens na época - era a tal da Sorocabana. Porto Martins, em Botucatu; Piracicaba; Barra Bonita, que era um porto muito movimentado. Só que, por trás dessa informação acerca do negócio empreendido naquele momento por Joaquim Mormesso, existe toda uma história que ajuda a entender, política e economicamente, o desenvolvimento ou as transformações empresariais e logísticas - a logística do transporte - daquele período, naquela área do estado de São Paulo. Vamos nos ater,...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.